.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretaria de Saúde de Agudos faz esclarecimentos e orientações sobre a Gripe
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza ocorrerá de 23 de abril a 01 de junho
A Influenza (gripe) ocorre o ano todo e se torna mais frequente no outono e inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do país. Algumas pessoas como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades (doenças crônicas), apresentam risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A melhor maneira de se prevenir é a vacinação anual.A vacina é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação viral, reduzindo assim o agravamento da doença.
A estratégia de vacinação na rede pública foi ampliada e hoje a vacinação é indicada para crianças de 6 meses a menores 5 anos de idade, pessoas maiores de 60 anos, gestantes, puérperas, população privada de liberdade, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e povos indígenas.
Este ano a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza ocorrerá de 23 de abril a 01 de junho, sendo o dia D de vacinação 12 de maio (sábado); a vacina é gratuita e eficaz e estará disponível nas unidades de saúde (salas de vacinas) do município.
Aspectos clínicos da Influenza:
O período de incubação da influenza dura de um a quatro dias. A transmissão em adultos ocorre principalmente 24 horas antes do início dos sintomas e dura até três dias após o final da febre. Nas crianças pode durar até dez dias, podendo se prolongar por mais tempo em pacientes imunossuprimidos.
Sinais e sintomas:
Infecção aguda das vias aéreas que cursa com estado febril. Geralmente a febre é mais acentuada em crianças. Calafrios, mal estar, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular), dor de garganta, artralgia (dor em articulações), prostração, tosse seca compõem os sinais e sintomas, podendo ocorrer diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e hiperemia conjuntival.
Complicações: a gripe em sete dias geralmente evolui para cura, porém em alguns casos podem ocorrer complicações. As mais comuns são a pneumonia, sinusite, otite e a desidratação. Portadores de doenças crônicas, pessoas com mais de 60 anos, crianças e gestantes podem agravar o quadro, a procura por atendimento médico imediato é fundamental, se houver falta de ar, desconforto respiratório e piora das condições clínicas. Alguns casos necessitam de suporte hospitalar, podendo evoluir à óbito, de acordo com a gravidade.
Medidas preventivas:
Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, após tossir ou espirrar e principalmente antes de ingerir alimentos;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Evitar tocar mucosas de nariz, olhos e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos, toalhas;
Manter os ambientes bem ventilados;
Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas de gripe;
Evitar sair de casa no período de transmissão da doença;
Evitar aglomerações e ambientes fechados;
Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e boa ingestão de líquidos;
Procurar assistência médica sempre e nunca promover a automedicação.
FONTE: MANEJO DA INFLUENZA/PROTOCOLO DE TRATAMENTO
.
.
.
.