Policiais em Atividade Delegada vão ajudar no combate à Dengue em Agudos

Saúde - Terça-feira, 28 de Abril de 2015


Policiais em Atividade Delegada vão ajudar no combate à Dengue em Agudos

A Secretaria de Saúde de Agudos recebeu na noite de quarta-feira, 22, a atualização dos casos de Dengue confirmados no município. Até o momento, 352 pessoas já foram infectadas pelo mosquito Aedes Aegipty, sendo 345 casos autóctones – contraídos no município -, e 7 casos importados de outras cidades.

A Prefeitura de Agudos informa que tem desenvolvido diversas ações de combate ao mosquito da Dengue. As nebulizações estão sendo feitas em regiões da cidade onde são registrados casos da doença. O BCC (Bloqueio de Controle de Criadouros), também está sendo feito nos bairros, visando eliminar recipientes e locais que possam acumular água.

Além dessas ações a prefeitura também criou um projeto de lei que irá multar donos de imóveis onde forem encontrados focos do mosquito. O prefeito Everton Octaviani informou que os policiais que trabalhar na atividade delegada, irão acompanhar os agentes de saúde nas visitas aos bairros, já que a maior reclamação dos agentes é que alguns moradores não permitem a entrada nas residências.

“Nós determinamos que os policiais da a Atividade Delegada façam o trabalho em parceria com os agentes de saúde e auxiliem esses profissionais durante a abordagem. É muito importante que o morador nos ajude no combate à Dengue e deixe que os agentes façam a vistoria no quintal para detectar possíveis focos”, disse.

A lei de combate à Dengue, criada pelo prefeito e aprovada pela Câmara Municipal, já está vigorando desde 1º de abril e prevê multa que varia de R$ 180 a R$ 720, para donos de imóveis ou terrenos onde forem encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti.

“Nós também já estamos preparando um material que será entregue em todas as escolas municipais. A revistinha da “Turma do Dinho”, será distribuída nos próximos dias com a intenção de provocar ainda mais nas crianças a vontade de combater a Dengue. Educando as crianças sobre o tema, conseguiremos chegar com mais facilidade aos pais e assim efetivar com mais rapidez o combate ao mosquito”, contou Everton.

Segundo o prefeito, a Secretaria de Saúde também já está se preparando para a realização de um outro mutirão da limpeza em todos os bairros da cidade. Caso seja confirmada a necessidade de um novo arrastão, a prefeitura irá informar os munícipes através de carros de som e pela imprensa em geral.

 

Nebulização é importante para matar o mosquito adulto

De acordo com o Coordenador de Informações da Secretaria de Saúde, Alex Silva, o trabalho de nebulização feito nas casas é de extrema importância, pois mata o mosquito Aedes Aegypti em sua fase adulta, momento propício para o mosquito picar o ser humano.

“O trabalho de nebulização que tem sido feito é importante porque ele mata o mosquito em sua fase adulta, ou seja, quando ele está voando e picando as pessoas. É uma forma eficaz de combater o mosquito já adulto, porém, a nebulização não mata a larva do mosquito, então é importante tomar cuidado com os recipientes com água parada”, explicou.

De acordo com Silva, o trabalho de aplicação é rápido, mas o morador precisa se ausentar do imóvel por pelo menos 30 minutos, até que o inseticida não esteja mais no ar. “O produto que nós usamos fica como uma névoa no ar, e depois de 30 minutos ele já baixou e não oferece riscos ao morador”, contou.

O inseticida aplicado é fornecido pela Sucen e não tem efeito residual. São aplicados por residência entre 60 e 70 mililitros do produto. A aplicação dura cerca de um minuto. É importante ressaltar que todos os agentes de saúde do município, sempre estão devidamente identificados com camisetas e crachás da Secretaria de Saúde.

Prefeitura ganhou liminar para entrar em imóveis fechados

O prefeito Everton Octaviani informou na tarde de quinta-feira, 23, que a Prefeitura de Agudos entrou com um pedido que liminar para entrar em imóveis abandonados ou fechados e o pedido foi aceito. De acordo com Everton, a liminar vai auxiliar o trabalho dos agentes de saúde.

“Nós conseguimos uma liminar na Justiça para entrar em domicílios abandonados, domicílios fechados, para assim também evitarmos que nesses locais haja água parada, o que viabiliza a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, contou. Ele disse que isso reforça ainda mais a importância da presença dos Policiais Militares.

“A participação dos Policiais Militares, que fazem parte do programa de Atividade Delegada, vai garantir a eficácia do trabalho dos agentes de saúde quando houver a necessidade de entrar nesses locais”, disse.

Nas próximas semanas os policiais já estarão acompanhando os agentes nos trabalhos em bairros da cidade.

Prefeitura Municipal


AGUDOS