Programa de cuidados e proteção aos animais abandonados de Agudos entra em nova fase

Administração - Quarta-feira, 17 de Junho de 2015


Programa de cuidados e proteção aos animais abandonados de Agudos entra em nova fase

Diariamente animais são abandonados por todos os cantos da cidade. Ao se dar conta de que seus animais cresceram, muitos donos se desfazem deles em locais públicos, onde ficam vulneráveis a condições de tempo, parasitas, doenças, infecções, alimentação inadequada, procriação desordenada e aos maus-tratos.

Buscando uma solução para o problema, a Prefeitura de Agudos através das Secretarias de Saúde, Educação e Agricultura e Meio Ambiente criou o Programa de Cuidados e Proteção aos Animais Abandonados “Amigo é para se cuidar”, que está em atuação desde o começo do ano.

O programa promove uma série de atividades com o objetivo de conscientizar, oferecer cuidado e propondo a adoção, a fim de diminuir a quantidade de animais nas ruas. Em um primeiro momento os animais foram identificados e os donos puderam se cadastrar para o período de castração e microchipagem dos animais. Na primeira fase das castrações que estão sendo realizadas por clinicas veterinárias da cidade inscritas no projeto, mais de 190 felinos receberão o atendimento e microchip de identificação. No próximo mês será a vez do cães cadastrados serem atendidos através do programa.

Em paralelo as atividades concretas de cuidado com os animais, estão sendo realizadas campanhas de conscientização com alunos da rede municipal. “As crianças assimilam facilmente o conhecimento que você transfere a ela. Por isso, não podemos deixar que elas cresçam vendo animais abandonados nas ruas, sem uma ação para controlar isso. O processo de conscientização é fator predominante para o sucesso do programa. A criança consciente atinge todos em sua casa, levando a mensagem e tornando viável nossas ações”, ressalta o prefeito Everton Octaviani.

A cidade conta com a lei de maus-tratos contra animais, que visa punir com multa no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), aquele que for identificado praticando o crime de abandono ou agressão ao animal domestico. A multa é aplicada a pessoa física e caso não seja quitada vai para a divida ativa, o que dificulta qualquer tipo de empréstimo, parcelamento ou a simples impressão de certidões e atividades corriqueiras que utilizem o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Prefeitura Municipal


AGUDOS