Buscando colocar em prática as atividades aprendidas em sala de aula, as jovens Jeniffer Torres e Maria Cristina Cará, matriculadas no curso de arquitetura da Universidade do Sagrado Coração fizeram um projeto de avaliação pós-ocupacional sobre o prédio da Prefeitura de Agudos.
A avaliação pós-ocupacional, chamada de APO, é um processo rigoroso e sistemático de avaliação de edifícios após sua construção e ocupação tendo como objetivo a análise da necessidade de seus ocupantes. Através da APO, o profissional, no caso as estudantes, elabora levantamentos que servem de parâmetro para definir o projeto de transformação na performance da edificação, sendo uma útil ferramenta na implementação de melhorias concretas no espaço estudado.
Para apresentação do projeto, as alunas estudaram o prédio da Prefeitura de Agudos, levantando as principais necessidades dos servidores e população. O novo projeto destaca a arquitetura compacta, integrada e funcional do novo prédio.
A sugestão é de que o novo prédio seja composto por um pavimento na parte térrea com entrada pelo subsolo onde será disponibilizado um estacionamento exclusivo para servidores e autoridades. Outra novidade no projeto é a acessibilidade, aconteceria a instalação de um elevador com medidas ergonômicas para cadeirantes e pessoas com necessidades especiais, as escadas e corrimões receberiam piso antiderrapante e os banheiros também seriam adaptados.
No novo projeto todos os setores seriam incluídos no prédio principal, como é o caso da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo e da Secretaria de Obras.
“O meu maior desafio foi posicionar da melhor forma o gabinete do prefeito. Mas através de pequenos briefings feitos foi possível detectar qual seria a principal necessidade e conseguir posicioná-lo de modo que tenha uma visão ampla do espaço e consiga ter dimensão de tudo que está acontecendo”, comenta Jeniffer.
O projeto será apresentado e discutido em sala de aula pelas alunas que agradeceram pessoalmente ao prefeito Everton Octaviani pela autorização do espaço, bem como a arquiteta Giovanna Innocenti e Luiz Carlos de Paulo do setor de turismo que viabilizaram as informações necessárias para o bom desenvolvimento da atividade.
Na imagem: Fotos do projeto das universitárias
AGUDOS