UPA de Agudos adota protocolo de atendimento por prioridades

Saúde - Terça-feira, 26 de Setembro de 2017


UPA de Agudos adota protocolo de atendimento por prioridades

Para evitar mortes e agravamento do estado dos pacientes, casos mais urgentes devem ser atendidos primeiro

 

A Unidade de Pronto Atendimento de Agudos utiliza o chamado Protocolo de Manchester que estabelece que os pacientes sejam atendidos por prioridade de urgência, baseado na gravidade do caso.

Um paciente acometido por um enfarto, por exemplo deve ser atendido prioritariamente a um caso de uma luxação, onde não há risco de morte. O protocolo de atendimento seguido pelos funcionários da UPA é preconizado pelas cores vermelha, amarelo, verde e azul, que indicam gradativamente a situação de gravidade de cada caso.

(imagem representativa sobre o protocolo)

A fim de atender a este protocolo e zelar pela vida dos pacientes, a direção da UPA, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, pede a compreensão dos pacientes, quando for necessário esperar um pouco mais para ser atendido, por haverem casos mais urgentes que precisam ser socorridos primeiro.

Outra solicitação e orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que a população só procure a UPA em casos de urgência e que em situações comuns de doenças sem maiores riscos, consultas e encaminhamentos, que se busque o atendimento nos postos de saúde.

Prefeitura Municipal


AGUDOS