Prefeitura faz nebulização no Jardim São Vicente

Saúde - Quarta-feira, 10 de Maio de 2023


Prefeitura faz nebulização no Jardim São Vicente

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos, por meio do Controle de Vetores, deu início nesta segunda-feira (08/05) ao trabalho de nebulização no Jardim São Vicente. A ação tem como objetivo combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças graves que têm assolado a região.

Com mais de 1.600 casos positivos de dengue registrados até a semana passada, de acordo com levantamento da secretaria desde o início do ano, Agudos tem intensificado suas medidas de combate à doença. 

A nebulização, utilizando inseticida fornecido pelo Governo do Estado por meio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), é uma das estratégias adotadas para conter a proliferação do mosquito. Os bairros Jardim Cruzeiro, Santa Angelina e Parque Pampulha já receberam as equipes, utilizando sempre a estratégia de priorizar as regiões com mais casos positivos da doença.

Cabe ressaltar que para expandir a área de nebulização, é necessário que Sucen envie maior quantidade de produtos para serem aplicados. O município tem reforçado constantemente esta necessidade junto ao órgão estadual.

A prefeitura também tem divulgado nas redes sociais oficiais o Boletim da Dengue, como forma de chamar a atenção dos moradores em relação à presença da doença no município. O boletim inicialmente era divulgado às segundas-feiras, mas a partir desta semana, será divulgado às quartas-feiras.

 

Os moradores também podem ajudar no combate ao mosquito

No entanto, além das ações realizadas pelo poder público, é fundamental que os moradores também estejam engajados na prevenção e no combate ao mosquito. Pequenas ações cotidianas podem fazer uma grande diferença no controle da dengue e na proteção da comunidade. 

Elimine recipientes que possam acumular água parada: verifique regularmente o quintal, varandas e áreas externas da residência em busca de objetos que possam acumular água, como pneus velhos, vasos de plantas sem furo de drenagem, garrafas, latas e outros recipientes. Mantenha esses itens sempre limpos e secos ou descarte-os adequadamente.

Mantenha as caixas d'água vedadas: verifique se as caixas d'água estão bem fechadas e sem frestas. A instalação de telas de proteção nos ralos também é uma medida importante para impedir a entrada do mosquito.

Cuide do armazenamento de água de chuva: se você utiliza recipientes para coletar água de chuva, como baldes e barris, certifique-se de mantê-los sempre tampados corretamente ou coloque uma tela fina para evitar a entrada do mosquito.

Limpe e trate regularmente piscinas e reservatórios: se você possui uma piscina ou qualquer tipo de reservatório de água, faça a limpeza e o tratamento adequados, seguindo as orientações dos órgãos de saúde. Mantenha-os sempre cobertos quando não estiverem em uso.

Cuidado com os pratinhos de vasos de plantas: verifique se os pratinhos de vasos de plantas estão limpos e secos, evitando o acúmulo de água parada.

É importante ressaltar que a conscientização e a participação de todos são essenciais para o sucesso das ações de combate à dengue. Cada morador desempenha um papel fundamental na eliminação dos criadouros do mosquito, contribuindo para a saúde e o bem-estar de toda a comunidade. Faça sua parte e junte-se a nós nessa luta contra a dengue!

 

Prefeitura Municipal


AGUDOS