Agudos promove curso de artesanato em couro

Educação - Quarta-feira, 01 de Março de 2023


Agudos promove curso de artesanato em couro

A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Agudos está promovendo um curso de Artesanato em Couro, que tem como objetivo ensinar técnicas para a criação de utilitários decorativos a partir desse material nobre e resistente. As aulas começaram no dia 27 de fevereiro e seguem até o dia 02 de março, no “Espaço Cultural Arcângelo Napoleone” no Cine Theatro São Paulo, e são ministradas pelo instrutor Marcos Aoki.

O artesanato em couro é uma atividade milenar que remonta a tempos antigos, quando nossos ancestrais já utilizavam essa matéria-prima para criar roupas, sapatos e acessórios. Hoje em dia, o couro ainda é muito valorizado por sua durabilidade e beleza natural, e é utilizado na produção de diversos itens, como bolsas, carteiras, cintos, sapatos e móveis.

O curso em Agudos é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o Senar, e tem como objetivo fomentar a cultura do artesanato na cidade e capacitar os participantes para a produção de peças em couro. Durante as aulas, os alunos aprendem técnicas de corte, costura, pintura e acabamento, além de conhecerem os diferentes tipos de couro e suas características.

 “No curso o aluno aprende sobre montagem, costura, colagem, baixo relevo. Com esse curso o pessoal consegue iniciar o trabalho em couro”, explica o instrutor Marcos Aoki.

A participante Carla Felão disse que os itens criados através do couro são muito úteis. “São peças bonitas, úteis para a gente no dia a dia. São bolsas, chinelos, cintos, porta-retratos. É um conhecimento vasto, muito grande, coisas que eu não imaginava que existiam e que pudessem ser usadas, aprendemos muito aqui”, contou.

O artesanato em couro é uma atividade muito valorizada no mercado, pois as peças produzidas são únicas e exclusivas, além de terem um valor agregado maior em relação aos itens produzidos em larga escala. Além disso, a produção de artesanato em couro também contribui para a preservação da cultura local, valorizando as tradições e os saberes dos artesãos.

Com essa iniciativa da Prefeitura de Agudos, os moradores da cidade têm a oportunidade de aprender uma nova habilidade e, quem sabe, até mesmo iniciar uma nova carreira no mundo do artesanato. O curso de Artesanato em Couro é mais uma ação da administração municipal em prol da valorização da cultura e da educação na cidade.

Prefeitura Municipal


AGUDOS