Prefeitura abre chamamento para usuários fazerem o Cadastro Único

Social - Sexta-feira, 22 de Julho de 2022


Prefeitura abre chamamento para usuários fazerem o Cadastro Único

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Agudos está fazendo um chamamento público para que usuários de benefícios sociais façam o Cadastro Único (CadÚnico), que é o sistema do Governo Federal que controla os benefícios da população em situação de vulnerabilidade. O objetivo é fazer o cadastramento de quem não tem ou atualizar os cadastros que estão desatualizados há mais de 24 meses, além de prestar atendimento para todas as dúvidas que surgirem, relacionadas, inclusive, aos benefícios sociais.

Para realizar o cadastramento e atualização é necessário levar todos os documentos originais dos moradores da residência, sendo eles: RG, CPF, certidão de casamento ou nascimento, título de eleitor, comprovante de residência, carteira de trabalho, declaração escolar para estudantes e comprovante de renda.

“Nós estamos promovendo uma força tarefa para atender e atualizar o cadastro do maior número de usuários, tanto para ampliar nossa cobertura, quanto para garantir que essas pessoas estejam aptas a receberem seus benefícios. É importante que não só aquelas pessoas que já recebem benefícios do Governo Federal, mas também aquelas que têm inscrição do CadÚnico desatualizada, compareçam na secretaria para atualizar os dados”, explica a Secretária de Assistência Social Aline Borro Bocardo.

Aline explica ainda que o CadÚnico garante acesso aos programas de transferência de renda, que são ferramentas importantes de desenvolvimento social e de combate à pobreza. “Estamos vivenciando um período pós pandêmico de muita miséria. É crescente a crise econômica e o número de famílias em vulnerabilidade social. É para esse público que trabalhamos fortemente, no enfrentamento e na erradicação da extrema pobreza no município”, afirma a secretária.

Ela afirma ainda que a atualização é rápida. “Não tem burocracia, é uma atualização cadastral simples, o agendamento é feito de um dia para o outro e não há filas de espera. Estamos nos esforçando ao máximo para que todas as pessoas façam a sua atualização o mais rápido possível, por isso é importante que o usuário nos procure e evite perder benefícios”, explica Aline. 

A partir das informações cadastradas no sistema do CadÚnico, é possível que as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa sejam selecionadas para diversos programas sociais, como Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Tarifa Social de Energia, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Cesta Básica e Viva Leite, entre outros.

Por isso, é muito importante que as famílias já inscritas atualizem seu cadastro, a cada dois anos ou quando tiver alteração de endereço, telefones, renda, entrada e saída de pessoas da família, entre outros.

O prazo para realização do cadastramento e atualização é 30 de julho, e os dados atualizados no CadÚnico garantem, por exemplo, que os usuários recebam o Auxílio Brasil de R$ 600. Sem o cadastramento o benefício não é liberado.

Para realizar o cadastramento, basta procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica em novo endereço, agora na avenida Celidônio Neto, n. 241, no Centro. O Governo Federal leva dois dias úteis para avaliar o cadastramento e oferecer os benefícios disponíveis.

Prefeitura Municipal


AGUDOS