Agudos promoveu atividades da Semana do Meio Ambiente

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 14 de Junho de 2022


Agudos promoveu atividades da Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promoveu diversas atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. A programação foi recheada de atividades ambientais de vivência, para enriquecer ainda mais o conhecimento e interesse dos educandos.

No dia 02 de junho, os alunos do 5º ano A da Escola Coronel Leite visitaram o Centro de Educação Ambiental, conheceram os processos da separação dos resíduos da coleta seletiva e da construção civil. Eles também participaram de uma dinâmica e confeccionaram uma mini horta.

No mesmo dia, em parceria com a empresa ADN, a secretaria promoveu, com os alunos da escola Lydia Thiede, uma roda da conversa sobre arborização urbana, a importância dos vegetais para a vida humana e ecossistema; plantio de três mudas de árvores nativas nas dependências da escola e troca de óleo de cozinha pós consumo por detergente. O público ganhou algodão doce e brincou com o personagem animado da ADN, o “Super Óleo”.

No dia 03, os membros do COMDEMA e do Conselho Rural executaram o plantio de 10 mudas de árvores nativas na Estação de Tratamento de Esgoto da SABESP.

No dia 06, os gestores das escolas municipais e as supervisoras da educação participaram de um passeio ecológico no Espaço Arvorar, da Dexco. Os participantes conheceram, por meio de uma abordagem criativa, a história da madeira com vivências sensoriais e interativas e participaram de uma trilha ecológica. A ideia de proporcionar essa experiência aos representantes das escolas é para enriquecer o conhecimento sobre o assunto abordado e iniciar o projeto com todas as turmas dos 4º anos conforme o Programa Municipal de Educação Ambiental.

No mesmo dia, os funcionários da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Ambev plantaram 10 mudas de árvores nativas nas dependências da indústria.

A programação foi encerrada no dia 09 com a visita ecológica dos alunos do 5º ano C da Escola Coronel Leite na fábrica da Ambev. Os alunos conheceram as metas ambientais da empresa, os processos de reciclagem, os projetos de reúso e redução de resíduos e a estação de tratamento de esgoto industrial. 

“As atividades foram produtivas e com excelentes resultados. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente continuará desenvolvendo ações de educação ambiental em âmbito municipal para alcançarmos os nossos objetivos ambientais nas políticas públicas”, relatou Gabriel Machado, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Agudos.

Prefeitura Municipal


AGUDOS