Prefeitura de Agudos decretou estado de emergência por conta de estragos na zona rural

Obras - Sexta-feira, 04 de Fevereiro de 2022


Prefeitura de Agudos decretou estado de emergência por conta de estragos na zona rural

Na última segunda-feira (31/01) a Prefeitura de Agudos publicou no diário oficial um decreto de situação de emergência em decorrência das chuvas que atingiram o município durante o último final de semana. Entre os dias 25 e 31 de janeiro, Agudos registrou ocorrências de chuvas elevadas, com precipitação superior a 340 milímetros no período, com pico no sábado (29/01), quando choveu aproximadamente 160 milímetros.

No perímetro urbano a chuva causou danos em galerias pluviais e sistema de esgoto. Houve ainda registro de alagamento em residência na Vila Vienense e também avarias em prédios de unidades escolares e postos de saúde. Além dos danos na cidade, a chuva afetou a área rural, com a queda de cabeceiras de pontes e alagamentos de estradas.

Diversas estradas municipais tiveram suas pontes e passagens levadas pela força das águas, como por exemplo a AGD 050, onde os tubos ficaram expostos na estrada, impedindo a passagem de veículos.

No acesso “Frei Gregório Jonscher”, via que liga o município ao Seminário Seráfico Santo Antônio, a cabeceira da ponte foi levada pelas águas. A ponte não sofreu danos, mas o acesso ficou interditado. No local, alguns reparos já foram feitos e parte da pista está permitindo a passagem de veículos provisoriamente.

O mesmo ocorreu na AGD 148, na ponte da Fazenda Agaú. A cabeceira da ponte também cedeu com a força das águas, impedindo a passagem.

Na Rodovia da Amizade, a ponte sobre o Rio Lençóis também está interditada. A estrada liga os municípios de Agudos e Borebi. Equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Agudos estiveram no local e já iniciaram os reparos para que a via seja liberada em breve, desde que as condições climáticas permitam o trabalho no local.

Segundo a Defesa Civil, não foram identificadas avarias na estrutura da ponte, mas o solo oco próximo a cabeceira pode fazer com que o asfalto afunde, caso haja a passagem constante de veículos, podendo causar acidentes. 

“Nós tivemos muito trabalho na zona rural, área mais afetada pela chuva. Várias pontes e passagens sofreram avarias e estão passando por reparos ou avaliações técnicas em parceria com a Secretaria de Obras. Na ponte da Estrada da Amizade a interdição é uma medida de segurança para evitar acidentes, uma vez que há risco de o asfalto afundar próximo a cabeceira da ponte. É necessária uma avaliação técnica completa para compreender os danos causados na cabeceira”, explica Carlos Alexandre, Coordenador da Defesa Civil.

Já no perímetro urbano, uma cratera se abriu na rua Quinze de Novembro, no cruzamento com a avenida Joaquim Ferreira Souto, região central da cidade. Nas ruas Santo Antônio e Nenê Sormani, parte do asfalto cedeu próximo ao meio-fio.

 

Estado reconheceu situação de emergência

O Governo de São Paulo e a Defesa Civil estadual reconheceram a necessidade de decretar estado de emergência em Agudos em decorrência das fortes chuvas.

Nesta sexta-feira (04/02) o prefeito Fernando Octaviani esteve no Palácio dos Bandeirantes onde participou de reunião com 12 prefeitos de cidades afetadas pela chuva. O encontro foi comandado pelo Coronel Alexandre Monclús Romanek, Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado.

Fernando informou que solicitou ajuda do governo para custear os reparos na zona rural. “Nós estamos falando de dezenas de pontes e passagens que foram danificadas pela chuva. Fui informado de que em alguns lugares as equipes da Defesa Civil não conseguiram chegar ainda para contabilizar os danos. É por isso que viemos à São Paulo para explicar a nossa necessidade e pedir ajuda ao Estado”, disse.

O prefeito afirma que as estradas e pontes afetadas pela chuva são vias importantes de tráfego dos moradores da zona rural e responsáveis pelo escoamento da produção agrícola. A preocupação é que as interdições também afetem o transporte escolar, já que as aulas retornam na próxima segunda-feira (07/02) na rede municipal.

“Nós estamos empenhados em liberar o quanto antes todas as passagens da zona rural. Além do escoamento da produção agrícola, temos a preocupação em relação ao transporte escolar, uma vez que na segunda-feira as aulas retornam e é extremamente importante que todas as vias estejam em condições de tráfego para o transporte de alunos”, disse Fernando.

O prefeito disse ainda que no encontro o Governo do Estado informou que irá destinar R$ 1 milhão para ajudar o município na recuperação das estradas e pontes.

 

IMAGENS AÉREAS: Banodrone

Prefeitura Municipal


AGUDOS