Após um ano, Agudos já aplicou mais de 74 mil doses contra a Covid-19

Saúde - Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022


Após um ano, Agudos já aplicou mais de 74 mil doses contra a Covid-19

A campanha de vacinação contra a Covid-19 começou em 21 de janeiro de 2021, quando a Prefeitura de Agudos recebeu um lote com mil doses da vacina Coronavac e iniciou a aplicação pelos profissionais de saúde e idosos vivendo em instituições de longa permanência. De lá para cá, mais de 74 mil doses de imunizantes foram aplicadas no município.

Os dados do Vacinômetro do Governo do Estado de São Paulo, divulgados nesta sexta-feira (21/01), apontam que até o momento foram 32.881 em 1ª dose, 30.448 em 2ª dose, 10.604 em dose adicional e 875 em dose única, somando 74.808 doses aplicadas até o momento. O total representa 83,75% da população agudense vacinada com duas doses ou dose única da vacina.

Durante os últimos 12 meses a Prefeitura de Agudos promoveu dezenas de ações de vacinação para atingir o maior número de pessoas possível, com vacinação no período noturno, aos finais de semana, em praças, nas festividades de natal e também em empresas. Tudo isso impulsionou a campanha e garantiu que a vacinação fosse disponibilizada ao maior número de pessoas possível.

O Secretário de Saúde, doutor Carlos Thirone, comemorou a marca atingida pelo município, mas acendeu um alerta explicando que os casos de infecção para Covid-19 aumentaram e que mesmo as pessoas já vacinadas podem ser contaminadas.

“Nós alcançamos um número expressivo, mais de 74 mil doses aplicadas e devemos isso a todos os profissionais de saúde que estão empenhados desde o início do ano passado com a campanha de vacinação. É importante ressaltar que mesmo as pessoas já vacinadas ainda podem ser contaminadas. Apesar de a tendência ser de sintomas mais leves nesses casos, é necessário sempre o cuidado com a higiene e o respeito às medidas de distanciamento”, disse Thirone.

O prefeito Fernando Octaviani também agradeceu o empenho dos profissionais de saúde e disse que a vacina representa esperança a todos.

“Em Agudos somos a favor da vacina. Ao longo dos últimos meses pudemos perceber o quão diferente o vírus se comportou após a maioria da população estar imunizada. As internações hospitalares caíram e nos últimos 134 dias não registramos nenhum óbito causado pela doença. Isso nos dá muita esperança. Só tenho a agradecer aos profissionais de saúde pela dedicação ao longo desse período e reforço aqui a importância de continuarmos nos cuidando”, disse o prefeito Fernando Octaviani.

Primeiro lote de vacinas chegou em Agudos em 20 de janeiro de 2021 - FOTO - ROBERTO NETTO - PMA

Prefeitura Municipal


AGUDOS