São Manuel e Agudos recebem “Um Dedo de Prosa”; peça é interativa e cheia de causos

Cultura - Quinta-feira, 14 de Outubro de 2021


São Manuel e Agudos recebem “Um Dedo de Prosa”; peça é interativa e cheia de causos

Um caipira bem característico, que chega a lembrar o saudoso Mazzaropi, pode até ser algo bem familiar para quem mora no centro-oeste paulista. Porém, hoje em dia, essa figura tão tradicional disputa espaço com a modernidade, com os costumes da juventude e com o avanço cada vez mais rápido da tecnologia.

O caipira paulista traz consigo a cultura e a história de um dos estados mais importantes do Brasil, e manter viva essa identidade é fundamental para as novas gerações. Pensando em resgatar e transmitir esta riqueza cultural nos tempos modernos, o grupo teatral Coletivo Allegro traz para São Manuel e Agudos a peça “Um Dedo de Prosa”, que promete emocionar e encantar os espectadores com conversas que vão proporcionar uma viagem pelos trilhos das ferrovias e da produção cafeeira. Tendo como protagonistas os personagens Zé e Jacira, a obra irá dialogar com o público e evidenciar toda nossa rica cultura caipira por meio da fala, da música sertaneja raiz e até mesmo pela comida.

Para tornar esta experiência ainda mais próxima, os atores do Coletivo fazem uma intensa pesquisa na cidade, coletando histórias, causos e características peculiares do local. Esta ação permite que os artistas desenvolvam um roteiro específico para a apresentação, provocando uma grande imersão na cultura e na representatividade do município na história do estado. Além disso, o Coletivo também convida músicos locais para embalar as apresentações com as músicas caipiras que fazem parte do espetáculo.

A apresentação gratuita do Coletivo Allegro tem incentivo da Secretaria da Cultura Criativa do Estado de São Paulo por meio do PROAC (Projeto de Ação Cultura).

SINOPSE

Dois simpáticos “caipiras”, advindos do interior de São Paulo contam para o público causos de sua terra. A prosa “boa por demais” é regada ao som de uma boa viola, doce caseiro e bolinhos de chuva num encontro de afetos e memórias.

SAIBA MAIS

O Núcleo de Pesquisa Coletivo Allegro integra diferentes profissionais interessados na realização de projetos artísticos que visam a experimentação de linguagens diversificadas e o exercício de novos desafios para o trabalho do ator, mas que têm como premissas o apuro técnico e estético, o fomento à formação de público e a democratização do acesso aos espetáculos. Desta forma realiza espetáculos para público adulto e infantil, numa gama de experiências que vão desde o teatro considerado mais experimental, até o teatro de rua, passando por atividades que incluem fortemente elementos de arte-educação.

SERVIÇO

“Um Dedo de Prosa” fará 2 apresentações na região

São Manuel

Dia- 12 de outubro, às 17h

Local -Praça Jardim Municipal

Músico local convidado – Roda de Viola (Grupo Tradicional)

Agudos

Dia – 15 de outubro, às 15h

Local – Praça Tiradentes

Músico local convidado – Benny e Cirilo do Forró

 

FONTE: Acontece na Região -https://www.acontecenaregiao.com.br/

 

Prefeitura Municipal


AGUDOS