Nenhum lote vencido de AstraZeneca foi aplicado em Agudos

Saúde - Sexta-feira, 02 de Julho de 2021


Nenhum lote vencido de AstraZeneca foi aplicado em Agudos

Na tarde desta sexta-feira (02/07) a Prefeitura de Agudos foi informada sobre publicações feitas em redes sociais sobre a possibilidade de Agudos ter recebido lotes vencidos da vacina AstraZeneca.

A Secretaria de Saúde esclarece que nenhum lote de vacinas vencidas foi aplicado em Agudos. A informação se faz necessária após matéria veiculada pelo jornal Folha de São Paulo, apontar a aplicação de doses vencidas da referida vacina em diversos municípios do país.

Em Agudos, os lotes citados pela reportagem foram aplicados antes da data de vencimento. Um deles, que aponta para a aplicação de uma dose, sequer chegou ao município. 

O lote 4120Z004 chegou ao município em 26 de janeiro, com 770 doses, com data de vencimento em 13 de abril de 2021. Este quantitativo de vacina foi aplicado na população entre 1 de 10 de fevereiro.

Já em relação ao lote 4020Z101, foi entregue ao município em 25 de fevereiro, contendo 390 doses com validade até 29 de março. As doses foram aplicadas entre 1 e 3 de março.

Os demais lotes citados pela reportagem da Folha, incluindo o lote 4120Z005, não vieram para Agudos.

A Prefeitura de Agudos ressalta que todos os lotes de vacina que chegam ao município são catalogados e que as equipes de vacinação checam diariamente a validade dos frascos para evitar que doses vencidas sejam aplicadas.

Prefeitura Municipal


AGUDOS