Vacinação contra a gripe em Agudos segue abaixo do esperado

Saúde - Sexta-feira, 14 de Maio de 2021


Vacinação contra a gripe em Agudos segue abaixo do esperado

Em informe divulgado nesta quinta-feira (13) ao Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Agudos apontou que o número de crianças vacinadas contra a gripe no município está abaixo do esperado. Os idosos também aparecem com número inferior no levantamento, mas neste caso, isso ocorreu por conta da vacinação contra a Covid-19, uma vez que é necessário intervalo entre as vacinas.

Agudos tem uma população estimada de 2.853 crianças entre 6 meses e menores de 6 anos. Até esta quinta-feira, 1.709 haviam recebido a dose do imunizante, o que corresponde a 59% do público.

No caso das gestantes, a porcentagem é ainda menor. 52% já receberam a vacina contra a gripe, sendo que a estimativa de público é de 398 e o número de vacinadas é de 207.

Em relação aos profissionais da área da saúde, a estimativa de público é de 2.397, sendo que 645 já foram vacinados. No caso dos professores, dos 581 estimados pela Saúde, apenas 22 receberam a vacina contra a gripe.

A procura pela vacina por idosos também está baixa neste ano. Dos 5.915 estimados pela secretaria, apenas 367 receberam a dose contra a gripe.

No caso dos idosos a baixa procura já era esperada, uma vez que este público alvo está recebendo de modo paralelo doses da vacina contra a Covid-19. A recomendação do Ministério da Saúde é para que seja respeitado um intervalo de 14 dias após a segunda dose contra o coronavírus para poder receber a imunização da gripe. Vale ressaltar ainda que a vacinação para idosos e professores começou na última terça-feira (11/05).

Em relação às puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), o número é positivo. 85 receberam a dose, quando a estimativa de público era de 65.

Embora a vacina contra a gripe não proteja contra o novo coronavírus, ela é fundamental para diminuir os casos de sintomas respiratórios nos próximos meses. No inverno, principalmente, é comum o registro de complicações de saúde provocadas pelo vírus da influenza, o que pode levar à internação hospitalar.

 

Confira os números da vacinação contra a gripe em Agudos

 

Crianças

Estimativa: 2.853

Vacinadas: 1.709

 

Gestantes

Estimativa: 398

Vacinadas: 207

 

Trabalhadores da Saúde

Estimativa: 2.397

Vacinados: 645

 

Puérperas

Estimativa: 65

Vacinadas: 85

 

Idosos

Estimativa: 5.915

Vacinados: 367

 

Professores

Estimativa: 581

Vacinados: 22

 

*Dados: Secretaria Municipal de Saúde de Agudos

Prefeitura Municipal


AGUDOS