18 de abril é a dada escolhida para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, pois em 1882 nascia o primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças: Monteiro Lobato. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor. O dia 18 de abril é uma oportunidade para homenagear Monteiro Lobato e sua obra para crianças e, mais do que isso, é uma data que celebra a literatura infantil brasileira como um todo.
É também o momento em que podemos aproveitar para discutir a importância da literatura infantil na cultura brasileira, expor os problemas que ela enfrenta, divulgar as histórias bem-sucedidas dela, e sua importância na vida de cada um.
O livro infantil é lugar de sonho, fantasia, reflexão e, também, realidade.
Acima de tudo, o dia 18 de abril comemora a leitura infantil e seu universo lúdico e particular, sem deixar de lado a conscientização dos adultos e das instituições responsáveis pela formação da criança.
O incentivo à leitura é, portanto, um desafio para pais ou responsáveis, escolas, editoras, enfim, todo um país.
A Biblioteca Comunitária “Ler é Preciso” – Profª Maria Olivia Otero Artioli, que ao longo de seus 7 anos de existência, recebeu três prêmios no concurso Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas: 1ª lugar, Menção e 2º lugar em incentivo a leitura cumpre com o seu papel no incentivo a leitura realizando eventos que vão de empréstimos de livros, leitura de histórias na biblioteca e nas escolas e, em tempos de pandemia: leituras, dicas de livros e produção de conhecimentos em sua página no Facebook.
Um pouco de números:
Em 2019 foram emprestados 523 livros sendo que 130 foram emprestados por crianças e 120 por adolescente (que entra na literatura infantil)
O livro mais emprestado em 2019 foi Diário de um Banana (24 vezes) sendo portanto seu autor, Jeff Kinney o autor mais livro. Mas o nosso grande Ziraldo teve seus livros emprestados por 20 vezes seguidos dos ilustres Ana Maria Machado e Maurício de Sousa.
Dicas de Leitura
Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato tem que fazer parte da sua lista de leitura e também:
O menino Maluquinho – Ziraldo
Marcelo, Marmelo, Martelo – Ruth Rocha
Você troca? - Eva Furnari
Menina Bonita do laço de fita
Sonia Serafim Rebuá
Promotora de Leitura
Biblioteca Comunitária Ler é Preciso
Av. João Pessoa, 2
Facebook.com/lereprecisoagudos
AGUDOS