Vacinação em idosos com 77 anos ou mais continua em Agudos

Saúde - Quarta-feira, 03 de Março de 2021


Vacinação em idosos com 77 anos ou mais continua em Agudos

A Prefeitura de Agudos iniciou na última terça-feira (02) a vacinação de idosos com 77 anos ou mais. As doses da vacina estão sendo aplicadas no CCI (Centro de Convivência do Idoso) mediante apresentação de documento de identidade. A ação segue recomendação do PNI (Programa Nacional de Imunização) que prevê a vacinação deste público prioritário nesta etapa da campanha.

Para garantir mais qualidade no atendimento, a prefeitura instalou duas tendas do tipo pirâmide que protege os idosos, tanto da luz solar, quanto da chuva. Enquanto aguardam pela vacinação, os idosos contam também com cadeiras para evitar que filas sejam formadas, respeitando sempre o distanciamento e sendo obrigatório o uso de máscara.

O atendimento é feito por ordem de chegada, mediante a entrega de senhas. De acordo com a Secretaria de Saúde, o tempo aproximado que um idoso leva para receber a dose é de 30 minutos para momentos com médio fluxo de pessoas. Em horários com grande fluxo a espera média pode chegar a uma hora.

A secretaria reforça a orientação para que idosos apresentem o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) no ato da vacina. Isso agiliza o processo de cadastramento da pessoa vacinada no sistema do Ministério da Saúde.

Os familiares de idosos com 77 anos ou mais que sejam acamados, podem agendar a vacinação diretamente na unidade de saúde mais próxima. Nesses casos uma equipe da Secretaria de Saúde vai até a residência para aplicar a vacina.

Demais idosos com 77 anos ou mais, que não são acamados, deverão procurar diretamente o CCI, não sendo necessário fazer agendamento. Os idosos que forem até o local de carro e que tiverem dificuldade de locomoção, recebem a vacina dentro do próprio veículo.

O atendimento no CCI será feito por ordem de chegada e ocorre sempre das 8h às 16h, até acabar o estoque das vacinas.

A prefeitura ressalta que a vacinação da população em geral ocorrerá de maneira gradativa, conforme a chegada de mais doses do imunizante. As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário citado não devem procurar os postos de saúde ou salas de vacina na intenção de receber o imunizante. Todo o cronograma de vacinação será amplamente divulgado nos canais oficiais da prefeitura, como já vem ocorrendo, e também na imprensa. 

 

Serviço

A imunização a este grupo considerado prioritário na Campanha Nacional de Vacinação, coordenada pelo Ministério da Saúde, será promovida pela Secretaria de Saúde de Agudos. 

A vacinação será feita no Centro de Convivência do Idoso (CCI), que fica na rua Rubens Venturini, número 150, na Vila Chácara Avato, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). 

Mais informações estão disponíveis no site www.agudos.sp.gov.br.

Idosos que forem de carro e que tenham dificuldade de locomoção recebem a dose do imunizante dentro do veículo - Foto - Roberto Netto - Prefeitura de Agudos

Prefeitura Municipal


AGUDOS