Prefeitura de Agudos ampliou testagem de Covid-19 em janeiro

Saúde - Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2021


Prefeitura de Agudos ampliou testagem de Covid-19 em janeiro

A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria de Saúde, ampliou o atendimento e as testagens para Covid-19. Desde o início do ano o município conta com horário ampliado do Centro de Referência para Doenças Respiratórias (Centro Covid-19). Em dezembro do ano passado, o centro funcionava das 7h às 13h. Agora, a unidade tem atendimento das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. A quantidade diária de testes aumentou e o número de médicos também.

Segundo levantamento feito pela Vigilância epidemiológica, entre os dias 4 de janeiro e 12 de fevereiro, foram colhidos 1.146 testes de Covid-19, sendo 946 do tipo RT-PCR (em tempo real, obtido através de coleta de ​​swab nasofaringe) e 200 do tipo teste rápido (para determinação de anticorpos SARS-Cov-2).

As amostras do tipo RT-PCR são obrigatoriamente coletadas entre o 3º e o 7º dia de início dos sintomas em pacientes sintomáticos que se enquadrem no critério de síndrome gripal. Já o teste rápido é realizado em pacientes sintomáticos, que perderam o prazo de coleta do RT-PCR (após 14º dias do início dos sintomas).

No mesmo período - de 4 de janeiro a 12 de fevereiro -, o levantamento aponta para 1.059 atendimentos realizados no Centro Covid-19. Um dos exemplos de que o número de atendimentos foi ampliado, é no comparativo entre a primeira semana de janeiro (04/01 a 08/01), que foi de 121 atendimentos, e da primeira semana de fevereiro (01/02 a 05/02) onde o número quase dobrou, foi para 236.

Isso só foi possível graças ao empenho de diversos profissionais que atuam no centro, que é a linha de frente do combate ao coronavírus. São 16 servidores ao todo, sendo 1 na triagem, 2 no serviço de limpeza, 2 recepcionistas, 3 auxiliares de enfermagem, 4 enfermeiras e 4 médicos – antes apenas 2 médicos faziam o atendimento.

O número de testes também aumentou se comparado com dezembro de 2020. No último mês do ano passado o centro colheu 533 testes, sendo 438 RT-PCR e 95 testes rápidos. Em janeiro deste ano foram realizados 615 testes do tipo RT-PCR e 160 testes rápidos, totalizando 775 exames.

O prefeito Fernando Octaviani explica que mesmo com as medidas tomadas pela gestão para ampliar a testagem e os atendimentos, é necessário que toda a população se previna contra a Covid-19 e adote todas as medidas sanitárias possíveis.

“O que estamos fazendo é garantindo que as pessoas que precisem de atendimento sejam socorridas com a maior brevidade possível. Mesmo com o atendimento ampliado, ainda temos problemas em relação aos leitos de UTI na região e é por isso que toda a população deve estar atenta e respeitar as medidas sanitárias para evitar o contágio”, disse Fernando.

 

Serviço

O Centro covid-19 funciona no prédio anexo ao Hospital de Agudos, na avenida Benedito Otoni, 209, no Centro de Agudos. ​

Prefeitura Municipal


AGUDOS