Secretaria de Educação preparou prédios escolares para a volta às aulas

Educação - Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2021


Secretaria de Educação preparou prédios escolares para a volta às aulas

A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria de Educação, preparou os prédios das escolas da rede municipal para receber os alunos no retorno das atividades presenciais. Desde o início de janeiro uma força tarefa foi montada para dar manutenção nos prédios, que já contam com aulas presenciais desde a última segunda-feira (08).

Para a preparação das unidades escolares a prefeitura disponibilizou funcionários e contou também com apoio dos profissionais das escolas. 

No Jardim Cruzeiro, na escola Maria Letícia Sormani Cogo, as equipes restauraram portas que estavam fora dos trilhos e consertaram fogões. Foi feita também a manutenção nos banheiros com instalação de chuveiros. 

Já a escola Coronel Leite, no Centro, recebeu manutenção em 11 mesas e 22 bancos que precisavam de reparos. Algumas estruturas danificadas no prédio também receberam vistoria da equipe da Secretaria de Obras da prefeitura. As lousas também foram pintadas. A unidade recebeu manutenção no telhado e troca de calhas.

A escola Professora Anésia Bigareli, no Jardim Cruzeiro, conta agora com nova pintura interna – inclusive com a ajuda de professores e funcionárias, que decoraram as paredes para a chegada dos alunos. No local também foi feito o reparo e manutenção no sistema de aquecimento solar. A caixa d’água que estava comprometida há meses, com vários vazamentos, recebeu revestimento e impermeabilização.

Na escola José Octaviani Filho, no Parque Pampulha, foram detectados vazamentos e infiltrações. O prédio ainda recebe manutenção e contará com a troca de portas e a substituição de torneiras.

Três portas que estavam arrombadas na escola Professora Thereza Yvoneti Perni, no Jardim Europa, foram substituídas. A unidade recebeu também a restauração da iluminação, manutenção no jardim, substituição de pisos e troca de concertina.

Em todas as escolas os fogões foram consertados, revisados e a prefeitura fez a substituição de mangueiras e válvulas vencidas para garantir a segurança dos alunos e das merendeiras que preparam as refeições diariamente.

A prefeitura está fazendo a substituição de mais de 300 lâmpadas que estavam queimadas, além do reparo e troca de cerca de 100 ventiladores de parede, das salas de aulas e de espaços comuns das unidades escolares. Este serviço está sendo feito gradativamente, de acordo com a aquisição e chegada dos equipamentos (lâmpadas e ventiladores).

O trabalho de jardinagem também foi executado junto à poda de árvores, com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A limpeza e capinagem das unidades escolares não contemplou apenas escolas da rede municipal, mas também as unidades da rede estadual de ensino.

O prefeito Fernando Octaviani parabenizou as equipes e disse que as escolas estão preparadas para receber os alunos e professores. Segundo o Chefe do Executivo Municipal, a prefeitura deve garantir a segurança e educação de qualidade para todas as crianças.

“Nós queremos ter novamente uma educação de destaque e para isso precisamos de infraestrutura nas escolas e de segurança para que as crianças tenham melhor qualidade no seu dia a dia escolar. O retorno às aulas é gradativo por conta da pandemia, mas vamos deixar tudo preparado para receber os alunos com toda a segurança possível”, explicou Fernando.

A Prefeitura de Agudos ressalta que devido à grande demanda de reparos e manutenções, alguns prédios ainda estão recebendo os serviços, que devem continuar nos próximos dias.

Portas foram substituídas na escola Thereza Yvoneti Perni

 

Escolas de Domélia também receberam reparos

As escolas Sebastião Funchal e Maria Bataglin Delazari, no distrito de Domélia, também receberam as equipes de reparos da prefeitura. No início do ano as escolas não tinham condições de receber alunos e uma força tarefa foi montada para garantir o funcionamento.

Foram retirados lixo, entulho e foi feita a roçagem de mato. As equipes também fizeram a troca de válvulas nos banheiros, a instalação de novas torneiras e portas.

O refeitório, banheiros, corredores e demais áreas comuns do prédio também contam agora com nova iluminação. Um bebedouro foi instalado e um muro que está em más condições foi isolado para garantir a segurança dos alunos. 

 

Unidades receberam equipamentos sanitários

As equipes da Prefeitura de Agudos também fizeram a instalação de equipamentos que auxiliam os alunos no combate ao coronavírus, uma vez que o retorno das aulas presenciais conta com um rigoroso protocolo sanitário.

Nas unidades escolares da rede municipal foram instalados tapetes sanitizantes, que são equipamentos para a limpeza das solas dos sapatos dos alunos. O tapete é colocado diariamente no local de entrada das crianças.

Os totens com álcool em gel também foram instalados nas escolas para oferecer o produto aos alunos, para a higienização de mãos.

 

Instalação de suporte para álcool em gel em todas as escolas - Foto - Divulgação

Prefeitura Municipal


AGUDOS