A veterinária Sarah Mello da Silva Ferreira, do AMA
O Ambulatório Municipal Animal (AMA), da Prefeitura de Agudos, suspendeu, temporariamente, a vacinação antirrábica que vinha realizando. A suspensão ocorre devido a uma recomendação do Governo Estadual que alega desabastecimento do material devido ao atraso no repasse feito pelo Ministério da Saúde.
A determinação foi divulgada em nota distribuída pelas Regionais de Saúde, na qual consta a seguinte informação: “No momento, com a impossibilidade de repasse mensal de doses, de VARC vacina antirrábica) do Ministério da Saúde para o Estado de São Paulo em quantidade suficiente para cobrir a demanda, o Instituto Pasteur informa que será mantido estoque estratégico de VARC apenas para o bloqueio de foco de eventuais casos de raiva em cães e gatos, não sendo possível a liberação mensal para a realização de vacinação em estratégia de rotina, devendo, portanto, ser suspensa essa atividade até que haja a regularização de repasse desse imunobiológico”, diz a nota.
Assim, apenas serão utilizadas doses para o bloqueio em casos positivos da doença e não mais de forma preventiva como vinha ocorrendo. Porém, a Prefeitura informa que manterá a vacinação dos animais que já estavam agendados no AMA.
Outras informações podem ser adquiridas diretamente no AMA, pelo (14) 3262-0626.
AGUDOS