COMUNICADO DA PREFEITURA DE AGUDOS - AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

Saúde - Quinta-feira, 19 de Março de 2020


COMUNICADO DA PREFEITURA DE AGUDOS - AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

Nota Prefeitura de Agudos – 19032020

COMUNICADO DA PREFEITURA DE AGUDOS - AÇÕES DE PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS


A Prefeitura de Agudos, por meio do Comitê de Ações Preventivas Contra o Coronavírus anuncia novas medidas definidas nesta quarta-feira, dia 18 de março, considerando a necessidade de prevenção contra a pandemia e após decretado o estado de Calamidade Pública no país, pelo Governo Federal. Em Agudos, até a manhã de quinta-feira, dia 19 de março, não havia nenhum caso suspeito da doença Covid 19, causada pelo coronavírus.

 

Mudanças no Circular Gratuito

O Circular Gratuito de Agudos passará a circular em horário especial, a partir da próxima segunda-feira, dia 23, com três horários no período da manhã e três no período da tarde. O objetivo é reduzir ao máximo o número de usuários em cada veículo, porém sem prejudicar o transporte dos passageiros que utilizam os ônibus para irem e voltarem do trabalho. Por isso, a Prefeitura aumentará o número de veículos em todas as linhas. A orientação é para que as pessoas evitem ao máximo usar o transporte coletivo, e só o façam em caso de extrema necessidade.

De manhã, os horários de circulação do Circular Gratuito serão 6h15, 7h15 e 8h15, e a tarde às 16h30, 17h30 e 18h30. No intervalo entre 8h15 e 16h30, o Circular Gratuito circulará apenas de duas em duas horas, assim como ocorre aos domingos e feriados.

 

Criação de leitos especiais no Hospital de Agudos

Serão criados, por determinação do prefeito Altair Francisco Silva, cinco leitos no Hospital de Agudos, exclusivos para o tratamento de pacientes que apresentem quadro grave da Covid 19, causada pelo coronavírus, ou que aguardem transferência para os hospitais de referência da região, como o Hospital Estadual.

Os leitos de suporte semi-intensivo serão equipados com estrutura semelhante a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 


Saúde tem novas medidas

Será designado um servidor municipal para que faça a recepção e triagem dos pacientes que forem até os Postos de Saúde, orientando caso a permanência do mesmo possa ser transferida para outro momento. A Secretaria de Saúde fará contato com os pacientes pelo telefone para agendar novas datas para as consultas pré-agendadas.

 

Criação de serviço de atendimento por WhatsApp

O Setor de Tecnologia da Informação criará um número exclusivo para atendimentos à população que procura pelos serviços do Paço Municipal, como no Setor Fiscal e Contábil. A medida visa restringir o atendimento presencial no prédio da Praça Tiradentes, assim como será restrito, gradualmente, o atendimento presencial nos demais setores da Prefeitura. 

Nestes locais, os servidores manterão a rotina de trabalho, porém sem atendimento ao público.

A Prefeitura está criando também um Centro de Informações para disponibilizar, informações sobre as medidas tomadas pelo Governo Municipal e outras relativas à prevenção de contágio e sobre o avanço do coronavírus.

 

Decreto Municipal e cancelamento de atividades esportivas e culturais

Essas e outras medidas, como o cancelamento das aulas na rede municipal e do atendimento em creches; a suspensão temporária da concessão de férias, faltas abonadas e folga por aniversário dos servidores da Secretaria de Saúde e outras medidas foram publicadas em um Decreto na terça-feira, dia 17. 

Outras medidas já foram adotadas como a suspensão da realização de eventos públicos como a Feira da Lua e a Feira da Estação, e o Parque da Família. Também foram suspensas todas as atividades esportivas (aulas de balé, zumba, etc) e as competições realizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer, como o Campeonato Municipal de Futsal e o Campeonato Amador. Também estão suspensas, por tempo indeterminado, as oficinas culturais da Secretaria de Educação e Cultura.

Prefeitura Municipal


AGUDOS