Agudos inicia segunda fase da campanha contra o sarampo

Saúde - Terça-feira, 19 de Novembro de 2019


Agudos inicia segunda fase da campanha contra o sarampo

Vai até o dia 30 de novembro, em Agudos, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo, que tem objetivo de imunizar, neste período, principalmente jovens adultos com idade entre 20 e 29 anos.  Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados no último dia 7, o sarampo já teve este ano10.429 casos em todo país.

Em Agudos, todas as Unidade de Saúde têm disponibilizado a vacina contra a doença desde o início da campanha, e 30 de novembro, um sábado, será o Dia D Contra o Sarampo na cidade.

Segundo o Ministério da Saúde, pessoas de todas as faixas etárias precisam ter as duas doses da vacina, mas o foco das campanhas atuais são os jovens de 15 a 29 anos porque são o grupo populacional com maior probabilidade de não terem recebido uma das duas doses.

Porém, devem procurar um médico antes de se vacinar gestantes e pessoas com baixa imunidade ou gripadas, pacientes em tratamento contra o câncer ou portadores de doenças que diminuem o sistema imunológico, como a Aids, e ainda crianças com menos de um ano.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. Os principais sintomas são febre, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente. Para estar imunizado contra o sarampo é preciso ter tomado, ao menos, duas doses da vacina a partir do primeiro ano de vida.

Para ter certeza de que a vacinação está em dia, basta apresentar a Carteira de Vacinação em uma Unidade de Saúde.

 

Prefeitura Municipal


AGUDOS