Prefeitura de Agudos prepara programação extensa pelo Outubro Rosa

Saúde - Sexta-feira, 04 de Outubro de 2019


Prefeitura de Agudos prepara programação extensa pelo Outubro Rosa

A Prefeitura de Agudos preparou uma extensa programação para marcar o Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, que inclui ações nas unidades de saúde da cidade, no distrito de Domélia e no Centro Integrado de Saúde (CIS) Elza Apparecida Silva.

Nas unidades da rede básica serão feitos exames preventivos de câncer (Papanicolau) e repassadas informações sobre os autocuidados que a mulher deve ter para prevenir a doença, além de orientações sobre o autoexame de mamas.

O atendimento em todas as unidades da rede será das 17h às 20h, para que as mulheres que trabalham em horário comercial possam ser atendidas. A programação prevê atendimento no Parque Pampulha e ambulatório do CIS no dia 21; no dia 22, atendimento no Centro de Saúde II; na ESF do Jardim São Vicente, no dia 23; na ESF do jardim Cruzeiro, no dia 24; no dia 25, atendimento será nas ESF Moussa Tobias e Madri, e na ESF de Domélia, no dia 26.

As palestras e orientações tiveram início no primeiro dia de outubro, com a realização de ultrassonografias das pacientes que fizeram a mamografia na Carreta do Programa Mulheres de Peito e que tiveram indicação de exames complementares.

No próximo dia 8 de outubro, no Centro de Saúde II, será oferecido café da manhã para as pacientes, com exibição de vídeos com orientações sobre a prevenção da doença.

 

Dentro da programação, com apoio da Prefeitura de Agudos, acontece neste domingo, dia 6, a 6ª Caminhada Outubro Rosa, organizada e promovida pelo Rotary Club de Agudos, a partir das 9h, com saída da rua Antônio Condi, 430. O evento prevê a troca de quatro litros de leite por uma camiseta exclusiva

Durante todo mês, prédio da administração pública e outros pontos da cidade serão iluminados com lâmpadas de cor rosa, para contribuir com a conscientização das mulheres em relação ao mês especial de prevenção. O leite arrecadado será doado para as entidades Associação do Câncer e Portadoras da Esperança.

 

Em Domélia

Em Domélia, no PSF Maria Venturini de Lazari, além da realização dos exames dia 26, quando as mulheres da área rural também poderão fazer os procedimentos, contando com transporte da Prefeitura, ainda no dia 21, o médico e ultrassonografista Deillon Alves Dantas, que atende no posto, fará gratuitamente exames de ultrassom, com o uso de seu próprio equipamento para as mulheres que já tenham feito exames de mamografia.

Também haverá, no dia 24, palestra sobre conscientização de prevenção do câncer na sala de espera, durante atendimento do médico ginecologista, que atende todas as quintas-feiras na unidade.

 

No CIS

O Centro Integrado de Saúde vai realizar exames preventivos do câncer durante todo mês de outubro, incluindo exames de mama, transvaginal, entre outros. Os procedimentos estão sendo feitos pela radiologista e especialista em diagnóstico por imagem Milena Fernandes.

 

A doença

O câncer de mama é um tumor maligno, formado pelo crescimento de células de maneira desordenada, e desenvolvimento de um ou mais nódulos na mama. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, é o câncer que mais causa mortes e o mais comum nas mulheres brasileiras, que o consideram a doença mais temida, já que afeta a percepção da sexualidade e a imagem pessoal. Por não existir uma causa específica para essa doença, os especialistas apontam alguns fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Os principais são: mulheres acima dos 50 anos correm mais risco; parentes que já tiveram a doença; não ter filhos ou ter depois dos 30 anos; elevado consumo de álcool; excesso de peso; falta de exercícios físicos, e mulheres que começaram a menstruar cedo (antes dos 12 anos) ou que entraram na menopausa após os 55 anos têm risco ligeiramente maior de ter câncer de mama.

Prefeitura Municipal


AGUDOS