Programa de atendimento a gestantes da Prefeitura de Agudos fica em segundo lugar no Brasil

AdministraĆ§Ć£o - Sexta-feira, 04 de Outubro de 2019


Programa de atendimento a gestantes da Prefeitura de Agudos fica em segundo lugar no Brasil

Bete Lucas, assessora de obras e projetos da Prefeitura de Agudos; o provedor do Hospital, Miguel Simões; o prefeito, Altair Francisco e a diretora administrativa do hospital, Cleise Mei de Souza

 

Concorrendo com cerca 1.700 projetos inscritos de todo Brasil, Agudos ficou em segundo lugar entre os 50 finalistas do Prêmio Gestor Público 2019 em Boas Práticas na área da Saúde com o Projeto Boas Vindas e Sala Aconchego.   , durante o 2º Congresso Nacional de Prefeitos, realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Além da classificação em segundo lugar com projeto da Saúde, Agudos também foi finalista com outros dois projetos: o Programa Agudos Sustentável, que colocou o município entre as nove melhores práticas do país na área de Meio Ambiente, e Projeto Feirinha da Lua e Arte na Praça, na área de Gestão Pública Participativa, classificado entre os seis melhores do Brasil.

Segundo os organizadores, o Prêmio Gestor do Ano em Boas Práticas na Gestão Pública visa estimular os gestores públicos municipais a desenvolverem boas práticas, por meio de ações que possam otimizar seu desempenho, recuperar e garantir sua confiabilidade junto aos seus servidores e toda a sociedade, além de promover a troca de experiência entre os gestores de todo o Brasil. O prêmio considera, ainda, que os projetos selecionados são pautados por princípios como transparência, equidade, ética, responsabilidade corporativa e social.

Ao todo a iniciativa recebeu 1.683 projetos inscritos e em duas etapas de análises foram selecionados 50 para a final.

 

Boas Vindas

O programa Boas Vindas foi idealizado pelo prefeito Altair e é desenvolvido pela parceria entre a Prefeitura Municipal e o Hospital de Agudos. Através dele, durante os nove meses de gravidez, as mulheres que sentirem qualquer tipo de intercorrência ligada à gestação podem procurar por atendimento com especialista diretamente no hospital, sem a necessidade de encaminhamento da UPA ou das unidades da rede básica de saúde. As pacientes são atendidas por um médico e uma enfermeira obstetras, que permanecem de plantão 24h.  Em 2018, foram atendidas 2.880 gestantes no programa Boas Vindas e feitos 391 partos.

A mamãe Laís Yasmin Pedro de Souza recebeu a pequena Helysa Lara, através do Programa Boas Vindas, neste dia 2 de outubro, quando a iniciativa era premiada em São Paulo. Ela contou que, por estar em adiantado trabalho de parto, recebeu do médico que a atendeu a informação de que sua filha nasceu totalmente saudável devido à agilidade proporcionada pelo programa.

Para manter o atendimento diferenciado, a Prefeitura renovou em junho o convênio que garante os repasses mensais ao hospital para manutenção da equipe especializada.

 

Aconchego

A Sala Aconchego é um caminho natural para as mães que querem, mas não se sentem seguras em amamentar sozinhas.  O trabalho inicia ainda no hospital, atendendo as mulheres que acabaram de ter seus filhos, dando todas as orientações referentes à amamentação.

 

Bete Lucas; a nutricionista, Elza Bastos; o prefeito Altair; Camila Cirilo de Lima, enfermeira responsável

pela Sala Aconchego, e Fábio Mota, coordenador do CS II

 

Mas, não é apenas paras as mães recentes, o espaço está aberto durante todo o período de amamentação, no caso de dúvida, na volta ao trabalho, quando chega o momento do desmame. Também orienta as mães que têm excesso de leite para a doação. A sala funciona no Posto de Saúde Central.

“Fiquei muito feliz com o reconhecimento de que estamos trabalhando para oferecer o melhor para nossa população, com carinho especial, neste caso, às gestantes e aos bebês que nascem em Agudos, porque é esse nosso objetivo, é para isso que trabalhamos em todas as áreas, mas, é claro, que a Saúde é um setor delicado, por lidar diretamente com a vida das pessoas. Por isso, é muito especial ter o reconhecimento de que nossas práticas estão contribuindo para melhorar a vida da nossa população”, definiu o prefeito Altair

 

Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente Dina e Luís Augusto;

Bete Lucas, o prefeito Altair, o secretário Leandro Correa,

e os servidores Jacione, Aleixo e Helen

 

 

Sustentável

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Agudos criou o programa Agudos Sustentável, que reúne Ações Sociais, de Educação Ambiental e Saúde, oferecendo treinamento e capacitação aos catadores de material reciclável, além da cessão de uso de equipamento fabricado de forma ergonômica pela Prefeitura para amenizar o esforço durante a coleta. A Prefeitura também intermedia a comercialização do material com compradores de recicláveis para garantir o escoamento rápido do que é coletado. O programa também promove palestras educativas em escolas, instalou Ecopontos para depósito de material reciclável pela população e criou o Disk Inservíveis, telefone através do qual os moradores agendam o recolhimento gratuito de todo tipo de material.

 

Bete Lucas, a artesã Amélia Cunha Luz, o prefeito Altair Francisco,

Miriam e Eduardo Piscinelli, da diretoria do Conselho de Turismo

 

Feirinha

A Feirinha de Lua é um evento mensal que reúne artesãos de Agudos em um mesmo local, sempre durante a noite, proporcionando que exponham sua produção para o comércio. Ao mesmo tempo, a Feirinha se tornou uma opção de entretenimento para as famílias agudenses, pois no local também podem ser encontradas variadas opções de gastronomia e bebida artesanais, além da apresentação de música ao vivo. A organização da Feirinha da Lua é da Secretaria de Planejamento e Turismo, com apoio do Conselho Municipal de Turismo e Casa do Artesão.

Prefeitura Municipal


AGUDOS