Prefeitura de Agudos capacita equipe multidisciplinar da rede de atenção básica para melhorar atendimento na Saúde

Saúde - Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019


Prefeitura de Agudos capacita equipe multidisciplinar da rede de atenção básica para melhorar atendimento na Saúde

Até novembro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos promove diversas ações de capacitação e treinamento junto a profissionais de diversas setores da secretaria, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento oferecido à população na Rede Básica de Saúde.

Uma das iniciativas é coordenada pela médica endocrinologista Roberta Rodrigues Penhalbel Pinheiro, que desde setembro vem capacitando profissionais de áreas da Saúde para qualificar ainda mais o atendimento de pacientes com diabetes. 

 

 

Pelo projeto “Ações de melhorias no controle do diabetes melitus e suas complicações em munícipes da cidade de Agudos” a médica se reúne com outros médicos, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos da rede básica e transmite os conhecimentos necessários para que esses profissionais tenham todas as condições de manter o acompanhamento dos pacientes, após o tratamento iniciado com especialistas do Centro Integrado de Saúde. O projeto tem apoio da também endocrinologista Mariana Martins França.

 

De acordo com o coordenador de Enfermagem na Atenção Básica, da secretaria de Saúde, José Ademir Francisco, todos os pacientes com diabetes são atendidos nas unidades de saúde, em alguns casos, encaminhados para consultas com especialistas, mas com o aprimoramento do atendimento prestado nas unidades, há uma redução do número de consultas com especialistas, melhorando tanto o atendimento dos pacientes das UBs como do CIS.

“Essa é uma ação que fortalece a equipe multidisciplinar, com isso temos um atendimento em Saúde com mais qualidade, e podemos rastrear de maneira precoce pacientes com diabetes que ainda não foram diagnosticados, evitando o agravamento da sua condição e, consequentemente, as sequelas drásticas da doença”, destacou Ademir.

Com os agentes comunitários, o treinamento aconteceu nos dias 26 e 30 de setembro; para os farmacêuticos e enfermeiros será realizado nos dias 25 e 30 de outubro, e entre os médicos será em 25 de novembro.

 

Demanda espontânea

O coordenador explica ainda que outra iniciativa vem sendo desenvolvida para qualificar o atendimento da Saúde em Agudos, com a capacitação de enfermeiros de todas as UBS e ESF para que possam classificar melhor os casos de demandas espontâneas, quando o paciente procura a unidade de saúde sem agendamento.

Com o treinamento, os profissionais que acolhem os pacientes conseguem classificar, de forma mais eficiente a prioridade da consulta, se o paciente está em condição de agendar um outro dia para o atendimento ou se precisa da consulta imediata.

“Desta forma, com o treinamento de todos os enfermeiros da rede básica, podemos atender a todos os pacientes, mas com equidade, ou seja, dando a atenção que cada um necessita no momento certo”, definiu Ademir.

Prefeitura Municipal


AGUDOS