Estão abertas as inscrições para o III Congresso de Educação de Agudos, que acontece em outubro

Educação - Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019


Estão abertas as inscrições para o III Congresso de Educação de Agudos, que acontece em outubro

A Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e Amcesp (Associação dos Municípios do Centro-Oeste do Estado de São Paulo) realizam, entre os dias 14 e 18 de outubro, o III Congresso de Educação “Educar no século XXI”. O evento tem vagas limitadas e as inscrições já podem ser feitas acessando o site  www.congresso.agudos.sp.gov.br, até o dia 9 de outubro. 

Este ano, o Congresso será realizado novamente no Seminário Santo Antônio, com a realização de oficinas na escola municipal Coronel Leite, ministradas por profissionais da rede municipal, e palestras na sede da Legião Mirim de Agudos.

Serão 10 palestras no total, apresentadas por educadores, pedagogos, mestres e especialistas em diversas áreas ligadas à Educação, além da entrega do prêmio “Educador do ano 2019”, para as melhores práticas dos professores da rede municipal de ensino de Agudos, nas modalidades educação infantil, ensino fundamental e educação especial.

A primeira palestra A paixão de educar, será proferida no dia 14 de outubro, no Seminário Santo Antônio, pela Doutora em Educação, Emília Cipriano, que é coordenadora do curso de Especialização de Educação Infantil e Séries Iniciais do Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo. A palestrante foi escolhida por voto dos profissionais que compõem a rede municipal de ensino para participar do evento.

No dia 16, também no Seminário Santo Antônio será feita a apresentação dos trabalhos finalistas do prêmio Educador do ano 2019.

Com programação extensa, no dia 17, serão apresentadas cinco palestras também no seminário. A apresentação Conversas sobre articulação entre BNCC, será feita pela Doutora em Educação Maria Inês Fini, pedagoga e pesquisadora em Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento Social e do Trabalho, e ex-presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela criação do Enem e do Encceja.

No mesmo dia, será apresentada a palestra A importância da avaliação externa na melhoria da Educação, pelo professor e pedagogo Paulo Magri, secretário de Educação há 17 anos no município de Novo Horizonte.

Também na quinta-feira, dia 17, acontece a mesa redonda entre os participantes, com a apresentação dos palestrantes Marialba Carneiro, especialista em gestão escolar, e João Roberto C. Souza Archives, Mestre em Ciências Sociais e Especialista em Políticas Públicas na área da Educação, palestra Impactos e desafios da avaliação externa para as redes e escolas.

Encerrando a programação do dia 17, será apresentada a palestra Desafios e oportunidades para a transformação da Educação no século XXI, pelo Mestre em Ciências e MBA em Gestão de Pessoas, Tom Ferreira.

No dia 18 de setembro segue a programação do Congresso, com a realização de diversas oficinas educativas na escola Coronel Leite, das 8h às 11h. Ainda na sexta-feira, na Legião Mirim, estão programas a palestra Os sete saberes necessários à educação do futuro 20 anos depois, com a Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem Nínive Daniela Guimarães Pignatari, e a apresentação da palestra Metodologias ativas e tecnologia da educação, com a Especialista em Educação Matemática, Elaine Coviello.

Encerrando a programação de palestras, no seminário Santo Antônio, o Mestre e Doutor em Ciências José Meciano Filho (Nino Paixão) apresenta Ensinando e aprendendo com prazer: a neurociência entra em ação.

O III Congresso de Educação de Agudos é realizado em parceria com a Amcesp (Associação dos Municípios do Centro-oeste do Estado de São Paulo), que conta com 42 municípios afiliados.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3262-1918 - 996621102 – 998688366 – 996090678 ou pelo email congresso.agudos@gmail.com.

Prefeitura Municipal


Agudos