“Carreta da Mamografia” vai estar em Agudos durante o mês de julho

Saúde - Sexta-feira, 12 de Julho de 2019


“Carreta da Mamografia” vai estar em Agudos durante o mês de julho

De 16 de julho a 1º de agosto estará em Agudos o programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, que oferece exames gratuitos para mulheres com idades a partir de 35 anos, na “Carreta da Mamografia”.

A estrutura, que será montada na Avenida Carvalho Pinto, na rotatória do Cruzeiro, tem capacidade para atender até 50 mulheres diariamente, de segunda a sexta-feira, e realizar 25 atendimentos aos sábados. Os resultados dos exames feitos na carreta ficam prontos em até dois dias úteis.

Para ter acesso ao serviço gratuito, mulheres com idade a partir de 50 anos podem ir direto ao local, levando apenas Cartão SUS e o RG, sem necessidade de encaminhamento médico.

Mulheres com idade entre 35 a 49 anos devem levar os mesmos documentos (Cartão SUS e RG), mas precisam de encaminhamento, que pode ser do médico ou de um enfermeiro responsável pela Unidade de Saúde mais próxima de sua casa.

O atendimento na “Carreta da Mamografia” é feito por uma equipe multidisciplinar, formada por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

De segunda à sexta-feira, o atendimento é feito das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h ao 12h. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), da Secretaria Estadual de Saúde, que emite os laudos.

O prefeito Altair Francisco Silva ressaltou a oportunidade de realizar os exames de forma rápida. "Essa é uma ótima oportunidade para que as mulheres de Agudos possam identificar qualquer problema no início, o que é fundamental para que haja a cura completa, embora a torcida seja para que todos os exames sejam negativos". 

As carretas possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores e mobiliários.

 

Prefeitura Municipal


AGUDOS