Foram entregues na manhã deste sábado, dia 13 de abril, as cinco casas construídas em regime de mutirão através do projeto social criado pela Associação João Paulo II, de Agudos. O prefeito Altair Francisco Silva juntamente com o Secretário de Habitação e Desenvolvimento Kleber Cavinato acompanhou a presidente da entidade Lídia Ramos Arante e sua competente equipe durante a entrega. O evento contou também com a presença do Secretário de Obras Marcos Bola e do responsável pela garagem municipal Osmar Jandreiche, além das famílias beneficiadas pelo projeto.
A Associação João Paulo II é uma das únicas no Brasil a atuar na área de habitação. O objetivo principal é construir casas em sistema de mutirão, para famílias em situação de vulnerabilidade social, que não têm renda mínima para ingressar em programas habitacionais já existentes.
A entidade já entregou 120 casas desde 1990, beneficiando diretamente cerca de 800 pessoas. O trabalho de construção é realizado sempre aos domingos pelos futuros proprietários dos imóveis.
A Associação João Paulo II surgiu do trabalho desenvolvido pela irmã franciscana Maria Dietburga que procurava ajudar famílias carentes dando-lhes uma casa para morar de maneira digna.
Toda equipe da associação é voluntária e para arrecadar recursos para a compra dos terrenos, a entidade promove uma série de eventos durante o ano. O que é arrecadado também é revertido para a ajuda dada às famílias cadastradas. Durante sua fala, a presidente da entidade agradeceu ao apoio que o projeto tem recebido da Prefeitura, através do prefeito Altair e do secretário Kleber Cavinato.
A Prefeitura de Agudos contribuiu com as obras de terraplenagem e demarcação dos terrenos, além da subvenção que repassa anualmente para a entidade.
As casas têm projeto padrão, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro e todas são construídas no Parque Pampulha.
O prefeito de Agudos se emocionou ao lembrar de quando, recém casado, conseguiu construir sua primeira casa. "Para mim é uma alegria muito grande poder participar desse momento da vida dessas famílias, que agora terão condição de ter seu lar. Esse é um dia muito feliz. A Prefeitura não vai medir esforços para continuar contribuindo com esse maravilhoso projeto", disse Altair.
AGUDOS