Agudos quer desenvolver Apicultura como produto turístico e gerador de emprego e renda

Turismo - Sexta-feira, 15 de Março de 2019


Agudos quer desenvolver Apicultura como produto turístico e gerador de emprego e renda

A Secretaria de Planejamento e Turismo da Prefeitura de Agudos promoverá, no mês de maio, o primeiro workshop sobre produção e comercialização de mel, com a participação de apicultores, meliponicultores e representantes de toda a cadeia produtiva do setor. O objetivo é desenvolver a Apicultura em Agudos e na região, como parte do segmento turístico e econômico.

Na última quarta-feira, dia 13, em uma reunião promovida pela Secretaria de Planejamento e Turismo, foi definido o formato do evento que será o primeiro de um plano de ações a serem realizadas. Participaram, o representante dos apicultores de Agudos, Evandro José Costa, o presidente do Comtur, Eduardo Pescinelli, o diretor regional da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (antiga CATI - órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado), que apoia a iniciativa e os técnicos, Danilo, da Casa da Agricultura de Agudos, Giovana, da Casa da Agricultura de Avaí e Luana da regional de Bauru.

Segundo a secretária de Planejamento e Turismo, Bete Lucas, a proposta é fortalecer a Apicultura, mas também consolidar o mel como produto da cadeia turística na região, uma vez que a produção é expressiva em todo Estado, mas necessita de maior divulgação quanto à sua importância na geração de emprego e renda, inclusive através do turismo.

Recentemente, a secretaria estadual criou um Plano Regional de Apicultura, que segue diretrizes estaduais, mas que deve ser adequado a planos municipais de incentivo à produção.

A Coordenadoria estima que nos 15 municípios que fazem parte da regional existam 150 produtores de mel e cerca de 10 mil colmeias em cidades com maior ou menor desempenho da cadeia produtiva.  Em Agudos, são cerca de 20 produtores. 

“O Estado de São Paulo despertou para a importância da produção de mel na geração de renda. O potencial de crescimento da atividade é muito grande”, afirmou o diretor regional Marcos Aurélio Parolin.

Prefeitura Municipal


AGUDOS