Prefeitura de Agudos realiza ações de prevenção e combate aos escorpiões

Saúde - Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018


Prefeitura de Agudos realiza ações de prevenção e combate aos escorpiões

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para atenção nas dicas de se evitar acidentes e a presença dos escorpiões. Em caso de aparecimento do animal, o Centro de Controle de Vetores deve ser avisado, rapidamente, através do telefone 3262-2383.

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, dos setores da Vigilância Sanitária e Controle de Vetores, realizam diariamente serviços de monitoramento, onde todos os locais de incidência de escorpiões passam por vistoria, para averiguar e orientar o morador quanto aos cuidados a serem tomados.

Também é realizada a dedetização periódica nas bocas de lobo, para eliminação de qualquer tipo de insetos que possam atrair os escorpiões. O Controle de Vetores e a Vigilância Sanitária realiza palestras sobre limpeza de quintais e cuidados com escorpiões e outras pragas.

E recentemente a Prefeitura criou uma nova Lei nº 5.189 de 20/09/2018, sobre a limpeza de resíduos e mato alto em terrenos particulares e quintais. Além das ações práticas, a Vigilância Sanitária está passando em todos os bairros, registrando e posteriormente notificando os imóveis irregulares que estão servindo de criadouro para esses animais.

Qualquer munícipe pode registrar sua denúncia por telefone ou pessoalmente no Setor de Vigilância Sanitária e Controle de Vetores, na Avenida Faustino Ribeiro, nº 144 - Fone 3262-2383. Confira abaixo os cuidados a serem tomados:

 DICAS DE PREVENÇÃO E CUIDADOS COM ESCORPIÕES

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Vetores, alerta a população para o procedimento em casos de aparecimento de escorpiões, comuns nesta época do ano. Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. Algumas dicas são fundamentais para evitar acidentes e a presença do animal.O acidente ocorre, geralmente, quando a vítima encosta no animal com as mãos ou com os pés.

Na natureza existem mais de mil espécies de escorpiões e os tipos mais comuns na região são: marrons, pretos e amarelos, sendo este último, considerado mais venenoso.

A SMS alerta que em caso de acidente, as pessoas devem procurar, imediatamente, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atendimento médico. “Como Bauru é referência para a região, disponibiliza o soro para vítimas de picada do escorpião. Em caso de picada, o procedimento é lavar bem o local com água e sabão e buscar o mais rápido possível o atendimento”.

Os escorpiões podem ser encontrados em ambientes habitados pelo homem, principalmente, próximos a córregos, cemitérios, construções e linha férrea. Eles se escondem próximos às residências, entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas, rede esgoto, etc.

Dentro das casas, a atenção, em especial, deve ser na saída de esgoto, saída de água da chuva, ralos e caixa de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. Por isso, a importância de se combater o aparecimento desses insetos, que se tornam atrativos.

A Prefeitura de Agudos, através das Secretarias Municipais, faz o trabalho de prevenção e manutenção em áreas públicas para evitar a procriação do escorpião, além disso, a Vigilância Sanitária notifica os proprietários de terrenos particulares a manterem os locais limpos.

A SMS alerta para atenção nas dicas de se evitar acidentes e a presença dos escorpiões. Em caso de aparecimento do animal, o Centro de Controle de Vetores deve ser avisado, rapidamente, através do telefone 3262-2383.

Evite acidentes:

- Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;

- Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;

- Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;

- Evite que lençóis toquem no chão;

- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;

- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;

- O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoa encosta a mão ou pé no escorpião.

Evite a presença dos escorpiões.

- Não deixem acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências.

- Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem, que possam deixar acúmulo de entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.;

- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;

- Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;

- Cuidado com plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras nas paredes e muros;

- Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados).

- Limpe terrenos baldios das redondezas dos imóveis ocupados;

- Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;

- Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente os animais de hábitos noturnos: corujas, lagartos, lagartixas, sapos, etc.

- Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.

 

Prefeitura Municipal


AGUDOS