Ensino aplicado nas escolas da Prefeitura de Agudos tem indicador de qualidade, em avaliação nacional, com número maior que a meta prevista para 2019.
As escolas municipais de Agudos receberam este ano uma nota de 6,5 na avaliação do índice da taxa de aprovação dos alunos e no aprendizado de Português e Matemática. Esta nota alcançada em 2017 e divulgada em 2018, é maior que a meta prevista para 2019 que foi estipulada em 6,3 e está acima também da meta nacional.
Este resultado é altamente positivo para o Município e demonstra que o ensino aplicado nas escolas da Prefeitura, é um ensino de qualidade que está se refletindo diretamente no aprendizado dos alunos.
Segundo o prefeito de Agudos, Altair Francisco Silva, a obtenção do excelente índice das escolas municipais, é fruto do intenso trabalho das professoras, coordenadoras e gestoras e também das ações realizadas para a atualização e aperfeiçoamento dos professores, através de oficinas, palestras e treinamentos, principalmente no direcionamento para o ensino da disciplina de Matemática que era um dos pontos onde se detectou a maior necessidade no aprendizado.
Outro fator que contribuiu para o aumento do indicador na qualidade do aprendizado, foi a promoção das avaliações diagnósticas dos alunos, através de simulados para detectar antecipadamente as oportunidades de melhorias.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil e respectivamente nos Estados e Municípios. Para fazer essa medição, é utilizada uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.Com a meta alcançada de 6,5, nas escolas da Prefeitura, Agudos fica com índice acima da meta nacional.
Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o IDEB sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país: o Fluxo que representa a taxa de aprovação dos alunos e o Aprendizado que corresponde ao resultado obtido pelos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, e a Aneb, avaliação amostral do Saeb, que inclui também a rede privada.
O Ideb também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do PDE para a educação básica. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.
AGUDOS