Agudos fará Vacinação contra Poliomielite e Sarampo dia 04 de agosto

Saúde - Quinta-feira, 02 de Agosto de 2018


Agudos fará Vacinação contra Poliomielite e Sarampo dia 04 de agosto

Todos os postos de Saúde estarão abertos no sábado, das 8h às 17h, para vacinar crianças com idades de 1 ano a 5 anos incompletos. É necessário levar a carteirinha de vacinação.

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo antecipou a realização da  campanha de vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, que acontecerá neste sábado, dia 04 de agosto/2018, em todos os Municípios Paulistas.

Neste dia 04/08/2018, as salas de vacinas do município de Agudos estarão abertas das 8h às 17h para vacinação de crianças de 1 ano a 5 anos incompletos.

As salas de vacinas do Centro de Saúde  Dr. Jacob Casseb (praça Santo Antonio), Posto de Saúde Michel Ayub (Jardim Cruzeiro), PSF Moussa Tobias ( Chácara Avato), PSF Alfredo Paraíso Galrão (Parque Pampulha) e Posto de Atendimento de Saúde Ednéia Maria  Venturini Delázari (Distrito de Domélia), estarão realizando a vacinação, das 8h às 17h.

A campanha de vacinação ocorrerá no período de 6 a 31 de agosto de 2018, com a mobilização neste dia 4 e  também no dia 18 de agosto (sábado).O objetivo da campanha é vacinar contra poliomielite e sarampo, todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. As vacinas são seguras e não trazem malefícios. A meta é vacinar 95% da população alvo.

A vacina contra o sarampo (tríplice viral) deve ser administrada na criança com um ano e aos  quatro anos de idade. Crianças de um ano a menores de cinco anos de idade deverão comparecer as unidades de saúde para a vacinação contra o sarampo.

Pessoas com quadros febris, crianças que fazem tratamentos oncológicos e imunodeprimidos não deverão ser vacinados. Pais e responsáveis não devem esquecer de levar a carteira de vacinação. A vacina é segura, não desenvolve a doença, é gratuita.

Atualmente o Brasil enfrenta surtos de sarampo, sendo os estados de Roraima e Amazonas onde há vários casos confirmados da doença. A doença é transmitida através de gotículas, se espalha pelo ar, ao tossir e espirrar, sendo muito contagiosa. No sarampo, os principais sintomas são a febre, coriza, tosse, olhos inflamados, dor de garganta, manchas vermelhas na pele.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, acometendo em geral os membros inferiores. A transmissão ocorre por contato direto de pessoa a pessoa, através de tosse, espirro, fezes e objetos contaminados. A falta de saneamento, as más condições de habitação e a higiene pessoal precária constituem fatores e favorecem a transmissão do pólio vírus.   

As ações de vacinação são fundamentais tanto nas ações de rotina como nas campanhas nacionais.

O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação são três doses de vacina contra poliomielite inativa (VIP) aos dois, quatro e seis meses de vida e vacina contra poliomielite oral (VOP) aos quinze meses de idade e quatro anos de idade.Pessoas imunodeprimidas não deverão receber a vacina.

O sarampo continua presente em diferentes regiões do mundo. O sarampo é uma das  doenças infecciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba (SCR), é a única forma de prevenira ocorrência da doença.

Prefeitura Municipal


AGUDOS