Agudos poderá receber Castra Móvel do Ministério da Saúde

Administração - Segunda-feira, 25 de Junho de 2018


Agudos poderá receber Castra Móvel do Ministério da Saúde

prefeito assinou termo de responsabilidade para manutenção do equipamento de castração

O prefeito Altair Francisco Silva, assinou na última sexta-feira, dia 22 de junho/2018, um termo de responsabilidade, que dá prosseguimento ao cadastro da proposta de adesão do Município de Agudos, ao Programa Federal do Ministério da Saúde, para obtenção de um equipamento de castração de animais.

O programa do governo federal destina recursos de R$ 120 mil reais para aquisição específica de um equipamento completo de Castra Móvel. O termo de responsabilidade assinado pelo prefeito, remete à Prefeitura o compromisso de custear as despesas com manutenção e operacionalização do equipamento.

Durante a assinatura do termo, o prefeito se reuniu com o vereador Kucão que é veterinário e com as funcionárias da secretaria municipal de Saúde, Claudete Terra Alencar, Amanda Teixeira e Sarah Mello da Silva Ferreira, veterinária responsável pelo Ambulatório Municipal de Animais (AMA), a fim de tratar dos detalhes técnicos e funcionalidade do Castra Móvel.

O vereador Kucão se disponibilizou para intermediar parcerias com outros veterinários, na utilização do equipamento, para atender a demanda da população que precisa se utilizar dos serviços de castração de seus animais. Segundo a veterinária do AMA, a lista de procura pelos serviços precisa ser atualizada, mas que em 2016 haviam pelo menos 774 animais inscritos para a castração. A veterinária disse ainda que deverá ser feito um cadastro social e sanitário, para atender os pedidos de castração dos animais.

Segundo o prefeito, Altair Francisco Silva, o Município de Agudos está pleiteando os recursos para aquisição do Castra Móvel, desde 2017, quando foi solicitada a adesão ao programa federal. A solicitação foi aceita preliminarmente e segue agora com o processo de formalização, do qual faz parte o termo de responsabilidade da Prefeitura e a operacionalização do equipamento.

“ Entendemos que a partir das parcerias, inclusive do vereador Kucão e tendo em vista a disposição da coordenadoria técnica do AMA, o Município se dispõe a executar o programa de castração, a fim de beneficiar a população que não tem como custear este tipo de serviço”, declarou o prefeito.

Altair destacou também o importante apoio do deputado federal, Ricardo Izar Júnior, na obtenção do Castra Móvel.

prefeito em reunião com o vereador Kucão e com as funcionárias da secretaria de saúde, Claudete Terra Alencar, Amanda Teixeira e a veterinária Sarah Mello

 

Prefeitura Municipal


AGUDOS