Prefeitura de Agudos faz identificação de Escola Modelo de Sustentabilidade

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 17 de Abril de 2018


Prefeitura de Agudos faz identificação de Escola Modelo de Sustentabilidade

secretário Leandro Correa exibe placa de identificação da Escola Modelo, na sala de aula 

Neste dia 17 de abril de 2018, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Agudos, realizou a instalação de uma placa que identifica a EMEI Anésia Balbina Santanna Bigareli, localizada na Rua Frederico Pagani, nº 10, Jardim Cruzeiro, como Escola Modelo de Sustentabilidade, por possuir diversos itens em suas instalações que promovem acessibilidade, respeito ao meio ambiente, uso de material reciclável, economia de água e uso consciente de energia elétrica e uma estrutura que se enquadra nos termos da Diretiva Município Sustentável.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Correa, a bióloga e interlocutora do Programa Município Verde Azul, Francine Mattos, a advogada Lucy Kellen e a pedagoga, Jacione Pimenta, juntamente com o secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento, Kleber Cavinato, estiveram na EMEI Anésia Balbina Santanna Bigareli, para instalar a placa de identificação da Escola Modelo.

equipe da secretaria de Meio Ambiente em visita às dependências da EMEI Anésia Bigarelli

A equipe foi recepcionada pela diretora Magali Cristina de Lima e Silva, numa visita nas dependências da escola, para verificar todos os itens de sustentabilidade. Desenvolveram uma roda da conversa com os alunos e professores, para esclarecer sobre a importância da  escola apresentar uma estrutura que favorece o meio ambiente e a economia de energia e água. A visita foi muito produtiva, pois os alunos participaram ativamente da conversa.

No final da visita o secretário Leandro parabenizou a diretora por realizar a manutenção da estrutura do prédio com tanto êxito.

A placa de identificação da instalação modelo de sustentabilidade foi fixada na parede da área externa da escola, em local visível, para que a comunidade possa conferir e se motivar em implantar modelos como esse em suas casas.

Para apreciação da comunidade, dos professores, pais e alunos, a interlocutora Francine Mattos entregou um relatório com a descrição de todos os itens, pelos quais a escola foi escolhida como Modelo de Sustentabilidade.

A escola possui diversos itens que a caracteriza como Modelo de Sustentabilidade, entre eles, estacionamento adaptado e reservado para cadeirantes com identificação e fácil acesso. As pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida tem direito a vagas no estacionamento da escola, conforme regulamentada nas Leis 10.098/2000 e 10.741/2003 e nas Resoluções 302, 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito.

Rampas de acessibilidade - As rampas na calçada e entrada da escola possibilitam a locomoção de cadeirantes ou pessoas com mobilidade física reduzida, carrinhos de bebês, etc. A entrada de pessoas com carrinhos de bebês são frequentes. Estes itens foram construídos conforme a Norma de Acessibilidade (NBR 9050).

Sinalização da rua com faixa de pedestre- A sinalização com faixas de pedestre possibilita a segurança e locomoção de pais e alunos da escola.

Válvula de descarga com adaptação de economia de água - A válvula de descarga de todos os sanitários da escola apresenta o sistema Dual Flux, pois tem um sistema de duplo acionamento de descarga para caixa acoplada. Além disso, este sistema possui um design diferenciado para induzir o usuário a utilizar corretamente o tipo de descarga. Apertando o botão pequeno temos a meia descarga, para dejetos líquidos, apertando o botão grande temos a descarga completa, para dejetos sólidos. Dessa forma, possui um potencial de até 60% de economia de água para a escola.

Sanitário adaptado para cadeirantes - Os sanitários apresentam portas e espaço interno que promove o acesso, locomoção e manuseio da cadeira de rodas.

Torneira com temporizadores nos banheiros-As torneiras da escola possuem válvula de pressão, que promove o fechamento automático da saída de água. A economia chega a aproximadamente 40% do consumo total da escola. Desta forma, promove a economia e evita o desperdício de água. Iluminação natural e pintura clara -  A escola apresenta em toda estrutura cor clara e pontos de luz natural. Devido a esta estrutura é possível aproveitar a luz solar e obter uma economia de aproximadamente 50% nas contas de energia elétrica.

Lâmpadas de led e fluorescentes- A instalação elétrica da escola conta com lâmpadas que apresentam baixo consumo de energia e com maior tempo de vida útil. Resultando em economia nos gastos e diminuição nos resíduos gerados.

Calçada ecológica - são 180 metros de calçada ecológica que além de valorizar o aspecto estético, proporciona a permeabilidade do solo e abastece o lençol freático.

Coletor de pilhas e baterias - A presença dos coletores nas dependências da escola, incentiva os funcionários e pais dos alunos a separar esse determinado resíduo em casa e na própria escola, para que seja feito o descarte ecologicamente correto. A escola apresenta diversos aparelhos eletrônicos que são recarregados por pilhas e baterias. Dessa forma, é possível que esses resíduos perigosos contaminem o lixo doméstico e o meio ambiente.

Chuveiros e Duchas com redutor de vasão - Os chuveiros e duchas da escola funcionam com o sistema de redutor de vazão. A economia chega a aproximadamente 30% do consumo total da escola. Desta forma, promove a economia e evita o desperdício de água.

Placas de identificação- As placas de identificação são necessárias para orientar os funcionários sobre a melhor forma de agir perante uma situação desconhecida e também por apresentar informações importantes da escola.   Ventilação natural nas salas de aula - As salas de aula apresentam aberturas para a passagem de ventilação natural. Portanto é possível economizar energia elétrica, além de deixar o ambiente agradável e fresquinho. Brinquedos, porta chupeta e crachás confeccionados com materiais recicláveis- A gestão da escola incentiva os professores a confeccionarem brinquedos e diversos instrumentos com a reutilização de materiais, ou seja, o que seria jogado no lixo vira objetos úteis para os alunos. Brinquedos que estimulam a coordenação motora são confeccionados com caixas de pizza e garrafas PET e Crachás são produzidos com tampas de potes de sorvete. Meta para 2018 e 2019: Arborizar a calçada com 10 mudas de espécies nativas de médio porte.

Kleber, Magali, Lendro, Jocione, Kelly e Francine, junto à placa de identificação da escola Modelo de Sustentabilidade

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