Prefeitura de Agudos orienta sobre descarte correto de pilhas e baterias

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 29 de Março de 2018


Prefeitura de Agudos orienta sobre descarte correto de pilhas e baterias

O grupo de alunos e a bióloga Francine, após a palestra

Dentro da programação de ações de Educação Ambiental, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Prefeitura Municipal de Agudos, realizou nesta quinta-feira, dia 29 de março de 2018, palestra de orientação sobre a importância da destinação correta de pilhas e baterias usadas.

A palestra foi realizada para alunos de tempo integral, da escola municipal Luiz Odassi Neto e faz parte de uma ação intermunicipal, entre os municípios de Agudos, Macatuba, Borebi, Lençóis Paulista e Pederneiras.

O projeto “Quando Acaba a Pilha” foi criado em 2015 e desde então disponibiliza locais para que as pessoas possam depositar pilhas e baterias. O recolhimento é feito posteriormente por uma empresa responsável pela destinação ecologicamente adequada.

Alunos fizeram maquetes que levaram para casa, afim de  conscientizar famílias sobre a importância do descarte correto

Segundo a interlocutora do Programa Município Verde Azul, Francine Mattos, durante a palestra foram apresentados os prejuízos e danos que podem ser causados, devido ao descarte incorreto destes materiais. O lençol freático e o solo podem ser contaminados e podem ser causados até mesmo danos a saúde das pessoas, através do consumo de alimentos atingidos por substâncias como mercúrio, zinco que são altamente contaminantes.

“Explicamos a forma correta de armazenar as pilhas e baterias, como em garrafas pets lacrados, até que possam ser depositadas nos coletores”, declarou Francine.

Um coletor foi instalado na escola para que os alunos possam fazer o descarte e quando estiver completo, os próprios estudantes irão acompanhar o recolhimento e pesagem do material.

Após a palestra, os alunos participaram de uma oficina e construíram uma maquete de uma casa, com o objetivo de levar o material e assim ampliar a conscientização sobre a responsabilidade do descarte correto, com toda a família, fazendo com que os alunos sejam multiplicadores do conhecimento adquirido.

Alunos fazem maquetes do projeto "Quando Acaba a Pilha"

Prefeitura Municipal


AGUDOS