Desenvolvimento Urbano - Terça-feira, 28 de Novembro de 2017

Agudos faz parceria com Sebrae para implantação de Educação Empreendedora no Ensino Fundamental

Kleber Cavinato, Wilson (gerente regional do Sebrae), Rafael Fernandes e Valéria responsável pelo Programa Jovem Empreendedor

A Prefeitura de Agudos firmou parceria com o Sebrae/ Bauru, para implantação do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), na rede municipal de Ensino Fundamental, a partir de 2018, para atender cerca de 400 alunos.

Em reunião com o gerente regional do Sebrae, Wilson Michimura e Valéria Cristina Beltrami, os secretários municipais da Prefeitura de Agudos, Kleber Cavinato (Desenvolvimento e Habitação) e Rafael Fernandes (Educação e Cultura), começaram a tratar dos detalhes para efetivação da parceria, a pedido do prefeito Altair Francisco Silva que pretende iniciar a implantação do JEPP em 2018, com o atendimento a 400 alunos e ampliar em 2019 para todos os estudantes do Ensino Fundamental.

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o Ensino Fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade.
A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gestão da própria vida.

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco: Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas e Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos  é composto por nove cursos:1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas;

2º ano: Temperos naturais; 3º ano : Oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano: Locadora de produtos; 5º ano: Sabores de cores; 6º ano: Ecopapelaria; 7º ano: Artesanato sustentável; 8º ano : Empreendedorismo social; 9º ano: Novas ideias, grandes negócios