Saúde - Quarta-feira, 10 de Junho de 2015

Agudos vai implantar novo sistema de informação nas unidades de saúde

Software vai atender as necessidades da gestão e do usuário; acompanhamento e instalação do prontuário eletrônico são alguns benefícios

Agudos vai implantar novo sistema de informação nas unidades de saúde

Um novo sistema de informação na área da saúde, focado na otimização da gestão, acompanhamento e instalação do prontuário eletrônico e agilidade no atendimento dos usuários, será implantado nas unidades de saúde de Agudos. Durante dois dias, na terça (9) e quarta (10), a secretária de saúde, Marli Rondina Arantes se reuniu com a equipe da área da saúde responsável pelo atendimento, faturamento, pré e pós-consulta na FAAG – Faculdade de Agudos, para apresentação e treinamento do software do sistema.

O sistema vai integrar as unidades, garantindo eficiência e agilidade nos serviços ofertados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Durante o treinamento apresentamos o sistema para os funcionários que vão operacionalizá-lo no cotidiano de cada serviço de saúde. Com sua eficiência assegurada, o sistema vai ser benéfico para os servidores, mas principalmente para os usuários que terão atendimento ágil e qualificado”, destacou Marli.

SIS – Sistema Integrado de Saúde-, o novo sistema, tem a finalidade de controlar todo o atendimento ambulatorial das unidades de saúde, atendendo todas as normas e exigências do SUS, de acordo com normas e portarias que regulamentam esses procedimentos e suas definições. Com o novo sistema será possível identificar o histórico de atendimento de um paciente e a quantidade de pacientes agendado para um determinado médico.

O QUE MUDA COM A IMPLANTAÇÃO DO SIS?

SIS é dividido em nove módulos que abordam desde o cadastro dos pacientes até o controle de entrada e saída de medicamentos.

No Cadastro de Pacientes, por exemplo, o atendente pode visualizar a ficha completa do paciente contendo as informações pessoais, endereço, documentação, cadastro da família e de programas sociais. Em Prontuário do Paciente é possível encontrar o histórico completo de todos os atendimentos feitos por qualquer unidade de saúde da cidade, além dos procedimentos, exames, medicamentos, vacinas e doenças diagnosticadas.

Outra novidade é a modernização na Ficha de Atendimento que terá novo layout apresentando os três últimos atendimentos. A pós-consulta e faturamento vão registrar todas as informações sobre a consulta, enquanto o módulo de agendamentos permite que o controle de agendamentos de consultas, exames e transporte seja ágil apresentando todas as disponibilidades existentes.

Já os módulos de farmácia, laboratório, cadastro de produto e requisições vão permitir que o agente acompanhe a movimentação do estoque de medicamentos de todas as unidades de saúde, podendo informar com precisão ao usuário onde encontrar o medicamento que foi receitado, além de visualizar o histórico de toda medicação retirada.

De acordo com prefeito Everton Octaviani, o momento é de utilizar a tecnologia da informação a favor de uma gestão adequada. “Esse sistema é totalmente centrado no cidadão e, para bem atendê-lo, assim como os profissionais da saúde precisamos continuar investindo na melhoria de nosso atendimento. A adequação do sistema vai permitir a ligação das unidades de saúde, o histórico de atendimento desse paciente, podendo tratá-lo diretamente na causa de seu problema”, ressalta Everton.

O novo sistema deve entrar em funcionamento no prazo de 30 dias.