.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta-feira, das 08:00h às 17:00h.

Saúde - Sexta-feira, 06 de Outubro de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Saúde de Agudos é referência Estadual em Congresso Paulista

Dois projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Saúde de Agudos se tornaram referência, através de artigos científicos apresentados no 15º Congresso Paulista de Saúde Coletiva


Saúde de Agudos é referência Estadual em Congresso Paulista

Fisioterapeuta Grace Nunes, durante apresentação dos dois projetos, no Congresso em Botucatu.

 

Dois projetos desenvolvidos na Rede Municipal de Saúde de Agudos se tornaram referência, através de artigos científicos apresentados no 15º Congresso Paulista de Saúde Coletiva que aconteceu em Botucatu, nos dias 29 e 30 de setembro/2017.

Os projetos foram coordenados pela fisioterapeuta Grace Nunes que é doutoranda da Unesp de Botucatu. Um dos trabalhos teve como objetivo caracterizar o perfil dos pacientes hipertensos e diabéticos, do Programa Hiperdia da Secretaria Municipal de Saúde,  quanto ao nível de atividade física e avaliar a associação entre o nível de atividade física e fatores de risco cardiovascular, qualidade de vida e comorbidades dos pacientes estudados.

O estudo concluiu que um maior nível de atividade física associou-se a melhor qualidade de vida, mesmo após excluírem-se os pacientes incapacitados por Acidente Vascular Encefálico, diálise ou insuficiência cardíaca. Este projeto foi realizado por Grace Fernanda Severino Nunes,  Roberto Jorge Franco, Mônica Marcelli, Ivani Morales Xavier, Rozinéia dos Santos e Luis Cuadrado Martins.

Uma segunda apresentação de Agudos teve como objetivo, monitorar o perfil dos pacientes esquizofrênicos da unidade CAPS e verificar a associação entre o nível de atividade física e fatores de risco cardiovascular, qualidade de vida e comorbidades dos pacientes estudados.

A conclusão do projeto apontou como fatores de risco em pessoas sedentárias, mulheres brancas com baixo índice de escolaridade, pessoas com salário base como rendimento econômico e que moram em casa alugada. Este estudo foi realizado no período de janeiro a dezembro de 2015, através de um monitoramento retrospectivo dos prontuários, com dados de pacientes maiores de 18 anos, de ambos os sexos, cadastrados no CAPS de Agudos, com diagnóstico de esquizofrenia.

Neste projeto, participaram Grace Fernanda Severino Nunes, Solange Maria Sormani, Regiane de Azevedo Silva, Eid Carolina de Paula Gomes, Patricia Fabri e Luis Cuadrado Martins.

324 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de AGUDOS - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.