Agudos, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017Início / Fale com a Prefeitura
Buscar
Saúde

Saúde - Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017

Agudos abre Mês da Amamentação com palestra e depoimentos


Agudos abre Mês da Amamentação com palestra e depoimentos

A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria Municipal de Saúde, abriu o mês da Amamentação, intitulado Agosto Dourado, por fazer alusão ao grande valor do leite materno para a saúde das crianças, com a realização de palestra proferida pela consultora em amamentação, enfermeira Alexandrina Dittrich, com o tema “Amamentar hoje é pensar no futuro”.

O evento que incluiu depoimentos e a palestra, foi realizado na Acira, no último dia 01 de agosto e contou com a presença do prefeito Altair Francisco Silva, do Secretário de Saúde, Leandro Corrêa, da Secretária da Assistência Social, Elisangela Bianchi Silva, profissionais da área de saúde e pacientes da Sala de Apoio ao Aleitamento Materno, Sala Aconchego.

A Sala Aconchego foi inaugurada em 19 de fevereiro de 2016 e está localizada no Posto de Saúde Dr. Jacob Casseb, rua 7 de Setembro nº1189, Centro, com horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. A Sala de Apoio ao Aleitamento Materno já atendeu cerca de 200 pacientes, no período de fevereiro de 2016 a julho de 2017. A equipe composta por uma enfermeira, uma auxiliar e uma recepcionista também realiza o serviço de apoio, indo até o hospital para orientar as mães nos primeiros dias da amamentação. Somente neste serviço junto ao hospital, foram atendidas cerca de 300 mulheres, entre fevereiro de 2016 a julho de 2017. Somando o atendimento direto na Sala Aconchego e o atendimento no hospital, são cerca de 500 pacientes que receberam apoio e orientação nesta fundamental atitude de promoção da saúde para as mães e seus bebês.

Agudos é o único Município da região de Bauru que possui Posto de Coleta de Leite Humano- Além do trabalho feito pela Sala de Apoio ao Aleitamento Materno que já atendeu cerca de 500 pacientes, no período de fevereiro de 2016 a julho de 2017, Agudos se destaca por ser o único município da região a possuir um Posto de Coleta de Leite Humano. O PCLH (Posto de coleta de leite humano) é um serviço especializado vinculado ao Banco de Leite Humano de Bauru e Associação Hospitalar de Agudos.

Competem ao posto de coleta de leite humano as seguintes atividades: desenvolver ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, como programas de incentivo e sensibilização sobre a doação de leite humano; prestar assistência à gestante, puérpera, nutriz e lactente na prática do aleitamento materno; preparar as gestantes para a amamentação; elaborar medidas de prevenção de doenças e outros fatores que impeçam a amamentação ou a doação de leite humano ordenhado; prestar orientações sobre autocuidado com a mama puerperal; cuidados ao amamentar; pega, posição e sucção; ordenha, coleta e armazenamento do leite ordenhado no domicílio; 

O leite coletado através das doadoras é destinado ao Banco de Leite de Bauru, para ser utilizado na UTI Neo Natal.

A enfermeira Camila Ap. Cirilo de Lima, coordenadora da Sala Aconchego e Posto de Coleta fala sobre a importância do aleitamento. “Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. A promoção e apoio ao aleitamento materno não será bem sucedido se ele não tiver um olhar atento, abrangente, sempre levando em consideração os aspectos emocionais, a cultura familiar, esse olhar necessariamente deve reconhecer a mulher como protagonista do seu processo de amamentar, valorizando-a, escutando-a e empoderando-a. Portanto, cabe ao profissional de saúde identificar e compreender o processo do aleitamento materno no contexto sociocultural e familiar e, a partir dessa compreensão, cuidar tanto da dupla mãe/bebê como de sua família. É necessário informar a população sobre a importância de adotar uma prática saudável de aleitamento materno e que respeite o saber e a história de vida de cada mulher e que a ajude a superar medos, dificuldades e inseguranças. As mães que estão amamentando querem suporte ativo (inclusive o emocional), bem como informações precisas, para se sentirem confiantes”.

FacebookTwitterWhatsApp

voltar para a listagem de notícias...

Cejusc
CEJUSC
Prefeitura Municipal de Agudos - Diga o que quiser
Diga o que quiser
DIGA O QUE QUISER
Prefeitura Municipal de Agudos - Diga o que quiser
Ação Legal
AÇÃO LEGAL
Prefeitura Municipal de Agudos - Ação Legal
Guia da Cidade
GUIA DA CIDADE
Prefeitura Municipal de Agudos - Guia da Cidade
Telefones públicos
TELEFONES PÚBLICOS
PREFEITURA MUNICIPAL
  • (14) 3262-8500
CENTRO DE SAÚDE
  • (14) 3262-8700
ASSISTÊNCIA SOCIAL
  • (14) 3261-4070

ver todos os telefones...

Praça Tiradentes, nº 650, Centro.
Agudos / SP - CEP 17120-000
Agudos

Praça Tiradentes, nº 650, Centro.
Agudos / SP - CEP 17120-000

King Page - Fábrica de Software
King Page - Fábrica de Software