Esportes e Recreação - Sexta-feira, 22 de Maio de 2015

Ações marcaram o dia 18 de maio na Campanha Faça Bonito

A campanha é nacional e tem como objetivo proteger crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual.

Ações marcaram o dia 18 de maio na Campanha Faça Bonito

O tema “Esquecer é permitir, lembrar é combater” marcou o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes. Membros do Conselho Tutelar, CMDCA, Assistência Social e Legião Mirim realizaram ações para explicar sobre os abusos e exploração e quais medidas devem ser tomadas para evitar essa violência. Além de levar os jovens a refletirem sobre o tema que está constantemente presente na rotina deles.

Segundo os organizadores da campanha, os responsáveis pelas crianças e adolescentes devem estar sempre ligados, observando comportamentos diferentes e procurar conhecer e se envolver na rotina e pessoas próximas. Afinal, mais de 90% dos agressores dos menores são pessoas próximas a vítimas.

O dia 18 de maio foi escolhido como dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual infantil como menção ao caso de uma menina capixaba que em 1973 foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada em Vitória no Espirito Santo. Os agressores nunca foram punidos, o que gerou uma forte ação do movimento em defesa aos direitos de crianças e adolescentes, que após muita mobilização conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que instituiu a data.