Agudos, terça-feira, 25 de janeiro de 2022 Telefone (14) 3262-8500

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 19 de Maio de 2015

Animais em extinção e preservação ambiental são tema de palestra aos alunos da rede municipal de ensino

As palestras fazem parte do programa municipal de educação ambiental “Movimento Sustentável”

Na semana passada, os alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino tiveram dias diferentes em sua grade curricular. Parte integrante do programa municipal de educação ambiental intitulado “Movimento Sustentável”, as palestras nas unidades de ensino envolvem temas que fazem parte do conteúdo programático de cada série.

A extinção e o alerta para a preservação ambiental foram abordadas de forma dinâmica e colaborativa com os alunos do terceiro ano de todas as escolas municipais. Durante a atividade, as crianças puderam conhecer animais que nunca haviam visto, espécies desconhecidas e outras que estão sofrendo ameaça de extinção.  Do mistério que envolve o desaparecimento dos dinossauros à riqueza da fauna brasileira, o assunto contagiou os estudantes e professores que participaram do encontro.

A interlocutora do município verde e azul, Francine Mattos, explicou aos alunos as diversas teorias que explicam a extinção em diferentes fases da história, e detalhou o desaparecimento de algumas espécies e ação do homem neste contexto.  Para a facilitadora esse é um assunto importante e explanar as consequências devastadoras da ação humana na natureza para as crianças é preservar o futuro das espécies e do próprio homem. “A extinção interessa a todos e conhecer animais que desapareceram da face da Terra e outras espécies que caminham para o mesmo processo leva as crianças a desenvolverem o amor pela natureza”, comenta.

Ao longo dos encontros, os alunos puderam conhecer espécies à beira da extinção. O contato foi feito com animais taxidermizados, popularmente conhecidos como “empalhados”. Essas peças foram cedidas pela Universidade do Sagrado Coração através de parceria com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente.

Outras etapas envolvem o programa municipal de educação ambiental que fora as palestras, oferece aos alunos passeios em contato com a natureza, oficinas, workshops e atividades como a plantação de hortas.

Para a próxima semana, o programa já tem atividade marcada. Os alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal participarão de palestras e oficinas que vão abordar o tema “A Natureza e Suas Transformações”. A palestra vai apresentar aos alunos os fenômenos naturais, como vulcões, furacões e a relação do homem e seus efeitos.