Serviços Urbanos - Sexta-feira, 31 de Março de 2017

Operação Limpa Agudos já recolheu 569 caminhões de entulhos em 6 mutirões de limpeza

Funcionários de diversos setores da Prefeitura estão realizando desde o dia 11 de fevereiro/2017, Mutirões de limpeza em diversos setores da cidade. O mutirão faz parte da Operação Limpa Agudos, idealizada pelo prefeito Altair Francisco Silva, para promover uma força tarefa que irá atender todos os bairros da cidade, sempre aos sábados, para fazer serviços de varrição de ruas, pintura de guias e sarjetas, operação tapa-buracos, recolhimento de lixo e entulhos, junto com um trabalho de orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypit, feito pelo setor do Controle de Vetores e Vigilância Sanitária.
No primeiro mutirão, realizado no dia 11 de fevereiro, no Jardim São Vicente, participaram 123 funcionários e a Prefeitura disponibilizou 3 máquinas Pá carregadeira, uma máquina Bob Cat, 2 máquinas Retroescavadeiras, 1 caminhão pipa, 7 caminhões basculantes, 7 caminhões de cargas secas, 6 veículos e 3 caminhonetes F.1000. Boa parte dos veículos e máquinas utilizadas já são da frota que foi recuperada pela atual administração.
De acordo com o Secretário Municipal de Vias Públicas e Transportes, Amadeu Finatti, no trabalho de limpeza das ruas e dos quintais, foram recolhidos 85 caminhões de lixo e entulhos. No serviço de melhorias das ruas, foram feitos serviços de varrição, lavagem e tapa-buracos, com aplicação de 20 toneladas de massa asfáltica. A Prefeitura também contou com o apoio e participação da Sabesp que enviou funcionário e máquina para o local, tendo inclusive resolvido de forma imediata um problema de entupimento na rede de esgoto.
Todos os funcionários concursados que trabalham no Mutirão recebem as horas extras de trabalho realizado. A participação de cada é registrada numa lista de presença, no dia e local do mutirão, pelo setor de Recursos Humanos da Prefeitura.
O prefeito Altair Francisco Silva, agradeceu a colaboração de todos os funcionários que atenderam ao seu convite de se juntarem nesta grande força tarefa, para ajudar a limpar a cidade.
No segundo mutirão, realizado no dia 18 de fevereiro, no Jardim Vienense, a Prefeitura utilizou 7 caminhões basculantes, 1 caminhão Pipa, 4 máquinas Pá Carregadeira, uma máquina Bob Cat, 7 caminhões de catagalhos, 1 microônibus e duas caminhonetes F 4000. Segundo o secretário de Vias Públicas, Amadeu Finatti, foram recolhidos 120 caminhões de entulhos, no trabalho de limpeza das ruas e dos quintais.
O prefeito Altair Francisco, agradeceu mais uma vez a participação dos funcionários e voluntários, cujo número aumentou de 123 pessoas, no primeiro mutirão, para cerca de 220 no segundo. Além dos agradecimentos na saída para o mutirão, Altair organizou os funcionários em 4 equipes e frentes de trabalho.
No terceiro Mutirão que aconteceu no dia 04 de março, no Parque Pampulha, foram recolhidos 174 caminhões de entulhos, galhos, móveis velhos e todo tipo de material que possa acumular água. Cerca de 200 funcionários e voluntários trabalham nesta terceira edição do Programa Limpa Agudos.
No quarto mutirão realizado dia 11 de março, no Distrito de Domélia, foram recolhidos 29 caminhões de entulhos e distribuídos 38 caminhões de terra e areia, para serviços de aterramento em quintais. Também foram aplicados 90 sacos de 24 quilos de massa asfáltica e realizada a pintura das lombadas e serviços de caiação em 100% das guias e sarjetas do Distrito.
Neste mutirão participaram cerca de 98 funcionários de forma voluntária e foram disponibilizados uma máquina Pá-carregadeira, uma Retroescavadeira, uma Bob Cat , 5 caminhões basculantes, 4 caminhões e 6 veículos de apoio.
O Mutirão seguinte foi realizado no bairro Santa Angelina, dia 19 de março, quando foram recolhidos 42 caminhões de entulhos, com o trabalho de 70 funcionários e voluntários. Nesta operação, a Secretaria de vias Públicas e Transportes disponibilizou 4 caminhões basculantes, 3 caminhões de carroceria, 3 máquinas Pá-carregadeiras, uma Retroescavadeira, uma caminhonete F4000 e 5 carros de apoio.
O sexto Mutirão aconteceu no Jardim santa Cândida, no dia 25 de março, com a participação de aproximadamente 60 pessoas. Neste bairro, foram recolhidos 64 caminhões de entulhos e galhos de árvores. O serviço foi feito com o trabalho de 4 caminhões basculantes, duas máquinas Pá-carregadeiras, uma Retroescavadeira, 5 caminhões de carroceria, um trator com roçadeira, 5 carros de apoio e 9 roçadeiras Costal.
O próximo mutirão será no bairro Cohab IV, neste sábado, dia 1º de abril.