Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 27 de Junho de 2024

Rastreabilidade agrícola: entenda como funciona e quais seus benefícios

Rastreabilidade agrícola: entenda como funciona e quais seus benefícios

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Agudos está promovendo a importância da rastreabilidade agrícola, um conjunto de procedimentos que permite identificar a origem e acompanhar o movimento de um produto ao longo de uma cadeia produtiva através de registros informativos. Este processo é fundamental para garantir a segurança dos consumidores em relação aos produtos vegetais frescos, como frutas, legumes e verduras.

A obrigatoriedade da rastreabilidade foi estabelecida pela Instrução Normativa Conjunta nº 2/2018, com alterações no cronograma acrescidas pela Instrução Normativa Conjunta nº 1/2019. Todos os produtores e comerciantes de produtos vegetais frescos devem assegurar a rastreabilidade nas etapas sob sua responsabilidade, registrando as informações necessárias e disponibilizando-as quando solicitadas.

Os registros de rastreabilidade devem ser feitos no Caderno de Campo Simplificado, que pode ser preenchido manualmente ou utilizando ferramentas eletrônicas, como planilhas de Excel. Este registro detalhado é essencial para garantir que os produtos vegetais frescos sejam produzidos e manipulados de acordo com as técnicas corretas.

A rastreabilidade não apenas assegura a qualidade e a segurança dos produtos, mas também permite um monitoramento e controle eficazes de resíduos de defensivos agrícolas, conforme estipulado pela INC nº 2/2018.

Para mais informações, acesse a cartilha disponível no link: https://www.cati.sp.gov.br/portal/themes/unify/arquivos/produtos-e-servicos/acervo-tecnico/CartilhaRastreabilidadeeRotulagem.pdf