Educação - Quinta-feira, 13 de Junho de 2024

Obras da escola Coronel Leite poderão ser retomadas após decisão do Condephaat

Fachada da escola estava comprometida e oferecia riscos a alunos e transeuntes; após denúncia obras foram paralisadas em agosto de 2023

Obras da escola Coronel Leite poderão ser retomadas após decisão do Condephaat

Foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo no último dia 7 de junho, decisão proferida pelo Consephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), permitindo a retomada das obras na fachada da Emef Coronel Leite, no Centro de Agudos.

Os trabalhos estavam paralisados desde agosto de 2023, quando uma arquiteta local denunciou a situação ao Ministério Público, que solicitou a interrupção da obra e encaminhou a denúncia ao Condephaat. Agora, o conselho decidiu, por unanimidade, que a obra é regular e poderá ser retomada.

“O Egrégio Colegiado deliberou aprovar, por unanimidade, a realização dos serviços de recomposição do beiral da fachada da EMEF Coronel Leite, situado na Rua 13 de Maio nº 588, no Município de Agudos, com a ressalva de que a Prefeitura Municipal de Agudos deverá apresentar, no momento oportuno o planejamento (com estimativa de prazos) da execução dos demais serviços de manutenção indicados no Laudo como prioritários”, afirma o conselho no Diário.

A liberação de retomada da obra é uma vitória da comunidade escolar, visto que pedaços de concreto já haviam se desprendido da fachada e caído na calçada, oferecendo riscos de acidentes com alunos, servidores e pedestres que circulam pelo local. A decisão de intervenções no local surgiu após pedidos de pais de alunos que estavam preocupados com a situação.

“Esperamos poder concluir a obra conforme o planejado inicialmente e garantir que a escola esteja segura e confortável para a utilização dos alunos e dos profissionais que ali trabalham. A paralisação da obra durou aproximadamente 10 meses, o que atrapalhou o nosso planejamento, mas as obras serão retomadas e finalizadas o quanto antes”, explica a Coordenadora da Educação Priscila Guilhem Tolosa Pires.