Cidade - Sábado, 01 de Junho de 2024

Corpus Christi reúne centenas de fiéis em Agudos

Celebração aconteceu na última quinta-feira (30/05) com confecção de tapetes e procissão

Nesta quinta-feira (30/05), a cidade de Agudos foi palco de uma das mais significativas celebrações religiosas e culturais para a comunidade católica local: a tradicional procissão de Corpus Christi. Realizado pelas paróquias Matriz São Paulo Apóstolo, Santo Antônio e Nossa Senhora Aparecida, o evento contou com o apoio da Prefeitura de Agudos, que fez a a interdição de ruas e a colaboração na confecção dos famosos tapetes que adornam o percurso.

A celebração de Corpus Christi, uma das mais antigas tradições da Igreja Católica, comemora a presença do corpo e do sangue de Cristo na Eucaristia. Em Agudos, esta festividade é especialmente marcada pela ornamentação das ruas com tapetes coloridos e elaborados, confeccionados pelos moradores. Os fiéis dedicam horas na criação desses tapetes, utilizando serragem colorida e outros materiais para formar desenhos e figuras religiosas que simbolizam a importância do Corpus Christi.

Os tapetes decoraram a rua Sete de Setembro, transformando-a em um cenário deslumbrante de fé e devoção. A programação religiosa teve início às 16h30 com a Celebração da Eucaristia na Matriz São Paulo Apóstolo, reunindo centenas de fiéis.

Após a missa, a procissão e os fiéis seguiram pelas ruas, acompanhando o andor que carregava o Santíssimo Sacramento. O evento foi finalizado na Matriz Santo Antônio, onde aconteceu a Bênção do Santíssimo. Nesse momento, os participantes se reuniram para receber as bênçãos e expressar sua gratidão pela presença de Cristo em suas vidas.

A procissão de Corpus Christi em Agudos é mais do que uma manifestação religiosa; é um momento de reflexão, união e celebração que fortalece os laços da comunidade. Para muitos, é uma oportunidade de conhecer e apreciar a rica cultura religiosa e artística da região, evidenciada pelos tapetes feitos com tanta dedicação e criatividade.

Este evento anual não só emociona e inspira os fiéis, como também reafirma a importância da fé na vida das pessoas, deixando um legado de espiritualidade e união. A procissão de Corpus Christi é, sem dúvida, um dos momentos mais aguardados e respeitados pela comunidade católica de Agudos, celebrando a devoção e a tradição que permeiam a história da cidade.