Serviços Urbanos - Segunda-feira, 27 de Maio de 2024

Agudos inicia instalação de luminárias de LED

Parceria entre prefeitura e concessionária Luz de Agudos irá substituir cerca de 7 mil luminárias de toda a cidade

A Prefeitura de Agudos, em parceria com a concessionária Luz de Agudos, deu início nesta segunda-feira (27/05), à substituição das antigas luminárias de vapor de sódio por modernas luminárias de LED. Esta ação faz parte de uma Parceria Público-Privada (PPP) que visa a modernização de cerca de 7 mil pontos luminosos em toda a cidade.

O consórcio responsável pela execução do projeto é composto pelas empresas Zopone Engenharia, Mazza Fregolente e Sum IP Infraestrutura, que formaram a Sociedade de Propósito Específico (SPE) para gerir a concessão. O contrato, firmado em 18 de agosto de 2023, estabelece um cronograma que promete trazer significativas melhorias na infraestrutura de iluminação pública de Agudos.

As primeiras áreas a receberem as novas luminárias foram a Praça Tiradentes e o Distrito de Domélia, onde a substituição já foi concluída, proporcionando uma iluminação 100% em LED. A escolha dessas localidades para o início dos trabalhos foi estratégica, visando dar visibilidade imediata aos benefícios da modernização.

Nesta segunda-feira (27/05) os trabalhos foram iniciados no bairro Professor Simões, com destaque para a rua Sete de Setembro, que já recebeu a substituição de dezenas de unidades pela manhã.

Ao longo das próximas semanas, o projeto pretende substituir aproximadamente 7 mil pontos luminosos por luminárias de LED. Esta modernização não apenas melhorará a eficiência da iluminação, mas também trará importantes benefícios ambientais, como a redução do consumo de energia e a diminuição das emissões de carbono.

Segundo o prefeito de Agudos, a modernização da iluminação pública é uma prioridade para a administração municipal, pois impacta diretamente a segurança e a qualidade de vida dos cidadãos. "Estamos muito satisfeitos em iniciar este projeto que trará uma iluminação mais eficiente e sustentável para nossa cidade. Além dos benefícios ambientais, a nova iluminação LED contribuirá para a segurança pública e a valorização dos espaços urbanos", destacou o prefeito Fernando Octaviani.

Além da substituição das luminárias, a Luz de Agudos planeja implementar melhorias adicionais. Entre as iniciativas previstas, está a instalação de iluminação de destaque em locais públicos, como praças e áreas de convivência, visando valorizar ainda mais os espaços urbanos e promover o turismo local.