Serviços Urbanos - Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Operação “Bairro Limpo” continua em Agudos

Nesta semana, os esforços estão concentrados no Centenário Park, Jardim Nilce, Vienense, Chácara Avato, Santa Cecília e Parque Odila Sormani

A Secretaria de Vias Públicas da Prefeitura de Agudos está intensificando sua operação "Bairro Limpo", uma iniciativa dedicada à limpeza e zeladoria urbana para melhorar a estética das áreas residenciais e combater a propagação da dengue. Esta semana, os esforços da força-tarefa estão concentrados em regiões específicas, com destaque para o Centenário Park, Jardim Nilce, Vienense, Chácara Avato, Santa Cecília e Parque Odila Sormani.

Desde o início da operação, na semana passada, os agentes de limpeza já retiraram mais de 180 caminhões carregados com lixo, entulho e galhos. Esse resultado significativo demonstra o compromisso da administração pública em manter a cidade limpa e protegida contra problemas de saúde pública, como a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

No entanto, apesar dos esforços concentrados, a limpeza das áreas mais afastadas tem sido um desafio contínuo. Alguns moradores ainda insistem em descartar resíduos de forma irregular, o que demanda uma constante fiscalização da prefeitura e conscientização por parte dos moradores.

Para o secretário de Vias Públicas Gabriel Machado, essa operação é fundamental não apenas para a estética da cidade, mas também para a saúde e o bem-estar dos cidadãos. “Estamos trabalhando para deixar a cidade mais limpa e protegida. O trabalho de limpeza é contínuo, mas se cada um colaborar evitando o descarte irregular, teremos mais sucesso com esse serviço e isso é bom para todos os moradores”, explica.

Os próximos passos da operação incluem a continuidade dos trabalhos de limpeza e ações educativas para sensibilizar a população sobre a correta destinação de resíduos.

Cuidados preventivos são essenciais para manter Agudos livre da dengue

Mesmo com um número relativamente baixo de casos de dengue registrados até o momento, a importância da vigilância e dos cuidados preventivos não pode ser subestimada. De acordo com informações fornecidas pelo setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Agudos, desde o início do ano foram contabilizados 164 casos positivos da doença no município, sem registros de óbitos ou casos graves.

Embora esse número seja considerado baixo quando comparado a outros municípios de porte semelhante na região, a vigilância e as medidas de prevenção devem ser mantidas e intensificadas. Cada morador desempenha um papel crucial nesse processo, podendo reservar apenas 15 minutos do seu dia para realizar uma fiscalização básica em seu próprio quintal.

As ações preventivas incluem eliminar recipientes que possam acumular água, como vasos, baldes e pneus; cobrir adequadamente pneus e garrafas; limpar regularmente calhas e ralos; manter piscinas limpas e tratadas; e evitar o acúmulo de água em pratos de plantas e outros locais propícios à reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

“Essas medidas simples, se adotadas de forma rotineira por cada cidadão, contribuem significativamente para a redução do risco de infestação pelo mosquito e, consequentemente, para a proteção da saúde pública. A conscientização e a colaboração de todos são fundamentais para manter Agudos livre da dengue e garantir um ambiente saudável e seguro para toda a população”, explica Joseval Aparecido de Moraes, Coordenador da Vigilância Sanitária.