Saúde - Segunda-feira, 15 de Abril de 2024

Prefeitura de Agudos promove ação de saúde bucal nas escolas

Alunos recebem palestras, assistem a vídeos educativos e no final um kit com materiais de higiene bucal

Nesta semana a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos está promovendo uma ação de saúde bucal nas escolas da rede municipal. Esta campanha, realizada com profissionais da área odontológica, tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal desde a infância.

Nesta terça-feira (15/04), a Emef Maria Letícia Sormani Cogo, localizada no bairro Santa Angelina, foi palco desta iniciativa. Os alunos foram agraciados com palestras esclarecedoras ministradas pela dentista Doutora Flaviana Marestone Almeida, além da exibição de vídeos educativos que abordam a correta técnica de escovação e o uso adequado do fio dental.

Uma das partes mais impactantes da ação foi a distribuição de kits de higiene bucal para cada aluno participante. Cada kit continha itens essenciais para uma correta higienização bucal, incluindo creme dental, escova de dentes e fio dental. Esses materiais não apenas incentivam a prática da escovação regular, mas também promovem a conscientização sobre a importância dos cuidados preventivos desde a infância.

A Secretária de Saúde Núbia Heloisa Dorce Maria, ressaltou a relevância de iniciativas como essa, destacando que a saúde bucal na infância não só influencia a saúde geral, mas também impacta diretamente na qualidade de vida futura. "É fundamental que as crianças desenvolvam hábitos saudáveis desde cedo, pois isso não apenas previne problemas como cáries e doenças gengivais, mas também contribui para uma boa saúde bucal ao longo da vida", enfatizou.

Os benefícios de uma boa higiene bucal desde a infância são inúmeros. Além de prevenir cáries, gengivite e outras doenças periodontais, a manutenção adequada da saúde bucal pode influenciar positivamente na autoestima, na qualidade da fala e até mesmo na nutrição, visto que dentes saudáveis facilitam a mastigação e a digestão dos alimentos.