Serviços Urbanos - Terça-feira, 09 de Abril de 2024

Em uma semana, Prefeitura de Agudos recolheu 180 caminhões de resíduos nos bairros

Operação “Bairro Limpo” está percorrendo bairros da cidade com ações de zeladoria urbana

Em uma semana de operação "Bairro Limpo", a Secretaria de Vias Públicas da Prefeitura de Agudos recolheu cerca de 180 caminhões de resíduos descartados irregularmente em ruas, terrenos e calçadas. A ação, que teve início no dia 1º de abril, visa promover a limpeza e a conscientização ambiental nos bairros do município.

Durante os primeiros dias de operação, os bairros Parque Pampulha, Jardim Europa, Núcleo Habitacional João Ferreira Silveira (Cohab IV) e Jardim Danúbio receberam as equipes de limpeza. A operação percorreu essas regiões removendo desde galhos secos e restos de podas de árvores e jardinagem, até lixo, inservíveis e entulho.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados nos bairros Centenário Park, Vale dos Pinheiros e Bem Viver. No entanto, apesar dos esforços da prefeitura em manter a cidade limpa e organizada, alguns moradores insistem em desrespeitar as normas de descarte de resíduos, continuando a depositar lixo de forma irregular em terrenos e ruas.

“Estamos trabalhando para deixar a cidade limpa e organizada, especialmente neste período em que a dengue está em alta. Esta ação irá percorrer todas as regiões da cidade, levando serviços de zeladoria e limpeza”, explica o Secretário de Vias Públicas Gabriel Machado.

A prefeitura continua solicitando a colaboração dos moradores para que não façam o descarte incorreto de lixo, inservíveis e entulho, uma vez que o município já registrou 137 casos positivos de dengue e esse tipo de resíduo é propício para a proliferação do mosquito aedes aegypti.

“É fundamental ressaltar que a participação da população é essencial nesse esforço conjunto de combate ao Aedes aegypti. Cada cidadão deve estar ciente dos riscos e adotar medidas preventivas em suas residências, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, onde o mosquito deposita seus ovos”, explica Joseval Aparecido de Moraes, Coordenador da Vigilância Sanitária.