Saúde - Sexta-feira, 05 de Abril de 2024

Neste sábado tem “Sabadão da Vacinação” contra a gripe

Ação será das 8h às 12h no posto de saúde central

Neste sábado tem “Sabadão da Vacinação” contra a gripe

Neste sábado (06/04) a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos promove o "Sabadão de Vacinação" contra a gripe, uma campanha voltada para os grupos prioritários. O evento acontecerá das 8h às 12h no CS II Dr Jacob Casseb, o posto de saúde central.

A iniciativa tem como principal objetivo imunizar a população contra os vírus da influenza, prevenindo casos graves da doença e reduzindo sua propagação. Os sintomas da gripe incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, dor de cabeça, fadiga, vômitos e diarreia, podendo variar de leves a graves. Grupos como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com condições de saúde subjacentes são especialmente vulneráveis e precisam se proteger.

Para a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Tatiana Amarilia, a imunização desempenha um papel crucial na proteção da saúde individual e coletiva. "Além de reduzir o risco de complicações graves da gripe, a vacinação ajuda a interromper a transmissão do vírus na comunidade, contribuindo para a saúde pública como um todo", explica.

A vacina estará disponível neste sábado apenas no posto central das 8h às 12h, e durante o início da campanha, será destinada exclusivamente aos grupos prioritários, conforme listado pelo Ministério da Saúde:

1. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos.
  2. Trabalhadores da saúde.
  3. Gestantes.
  4. Puérperas.
  5. Professores.
  6. Idosos com 60 anos ou mais.
  7. Profissionais das forças armadas.
  8. Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.
  9. Pessoas com deficiência permanente.
  10. Caminhoneiros.
  11. Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano.
  12. População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
  13. Pessoas em situação de rua.

É fundamental que os membros desses grupos prioritários se dirijam às unidades de saúde habilitadas para receber a vacinação, contribuindo para a proteção coletiva contra a gripe e seus potenciais impactos na saúde. A participação de todos é essencial para o sucesso da campanha e para o cuidado com a saúde da comunidade.