Serviços Urbanos - Terça-feira, 02 de Abril de 2024

Prefeitura promove ações de limpeza e pede colaboração dos moradores

Agudos já contabiliza 122 casos positivos de dengue desde janeiro; população pode colaborar com a limpeza urbana eliminando criadouros do mosquito aedes aegypti

A Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Vias Públicas, deu início à "Operação Bairro Limpo" esta semana. O objetivo principal é promover a limpeza em diversas regiões da cidade, visando combater o acúmulo de lixo e detritos que possam servir como criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

Desde janeiro de 2024, o município de Agudos já registrou 122 casos positivos de dengue, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Esse número reforça a importância das ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti, sendo a "Operação Bairro Limpo" uma das estratégias adotadas pela administração municipal para reduzir a incidência dessas doenças transmitidas pelo mosquito.

Segundo a Secretaria de Vias Públicas, a intenção é dar prioridade para as áreas onde há maior incidência de acúmulo de resíduos, contribuindo assim para a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito.

Nesta semana, as equipes estão concentradas nos bairros Parque Pampulha e Jardim Europa, além de realizarem ações pontuais no bairro Professor Simões. A operação conta com a participação de agentes de limpeza da prefeitura, que estão trabalhando para deixar as ruas e espaços públicos mais limpos e protegidos para a população.

O Secretário de Vias Públicas, Gabriel Machado, destaca a importância da participação da comunidade nesse esforço conjunto de combate ao Aedes aegypti. "É fundamental que todos estejam engajados nessa iniciativa, realizando o descarte correto do lixo e contribuindo para a manutenção da limpeza nos bairros", ressaltou o secretário.

Além da limpeza, a Secretaria de Saúde também está promovendo ações educativas, orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, como a eliminação de recipientes que possam acumular água e o uso de repelentes.

O trabalho de nebulização também está ocorrendo em regiões da cidade onde já foram registrados casos positivos da doença.